TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise das ilimitadas necessidades humanas

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.768 Palavras (20 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

                                                                                                               

A análise das ilimitadas necessidades humanas e da escassez de recursos empreendida até aqui conduz à conclusão de que a economia é uma ciência ligada ao problema de escolha. Este fato pode ser exemplificado através da utilização de gráficos.

Este trabalho tem como objetivo desenvolver a capacidade para conhecer e analisar as questões básicas de produção decorrentes da escassez e das possibilidades que decorrem na linha de produção das empresas no mercado, quanto à sua eficiência produtiva e de custos de oportunidade.

 Mostraremos alguns fundamentos econômicos e as suas definições, usados pelas empresas para facilitar suas tomadas de decisões no âmbito organizacional, são eles: custo de oportunidade, curva de possibilidade de produção, produto elástico e produto inelástico.E na seqüência mostraremos o aumento e a potencialização dos lucros de uma empresa através da Microeconomia,a estrutura de mercado e suas classificações,o comportamento da oferta e da demanda e também algumas noções de macroeconomia.

Analisando todos os tópicos de forma resumida e simplificada e de fácil entendimento,tendo como base o Livro Texto-PLT e as explicações adquiridas em sala de aula.Sendo assim  todo conhecimento adquirido através de pesquisas e da elaboração do trabalho podendo servir de ajuda e base no nosso cotidiano dentro e fora de uma organização.

ETAPA 1

Fundamentos Econômicos

Curva de Possibilidade de Produção (CPP)

A curva de possibilidade de produção (CPP) demonstra as inúmeras alternativas de plena utilização dos fatores disponíveis que favorece combinações diversas de produção em sua capacidade máxima.

Exemplos de Curva de possibilidade de Produção:

Para que possamos representar uma curva de possibilidades de produção é preciso admitir as seguintes hipóteses básicas:

1 - A quantidade de recursos existentes é fixa durante o tempo de analise.

2 - Todos os recursos de produção (terra, trabalho e capital) estão empregados na produção.

3 - O nivel  tecnológico não sofre alterações, ou seja, mantém-se constante.

Exemplo 1:

Citamos o exemplo de uma empresa do segmento de indústria têxtil que eventualmente fabrica uniformes para ser utilizados em empresas e roupas de “modinha” que atende a um grande numero de consumidores da região sudeste do país.

A empresa dispõe de todas suas máquinas, espaço e funcionários qualificados para a produção em massa de vários itens.

Dentre os vários itens destacamos a produção de macacões sendo um item de uniformes e vestidos, da coleção de moda, tendo sua capacidade de produção, conforme vemos a tabela a seguir:

[pic 1]

Através desta tabela, podemos observar a produção máxima de macacões (A=10.000) e a produção mínima de vestidos (A=0). No momento da produção máxima de macacões a produção de vestidos é igual a 0 e na produção máxima de vestidos, a produção de macacões também é igual a 0.

Porém a empresa poderá optar nas alternativas de produção e decidir qual é a melhor maneira de utilização dos recursos para a produção de um, outro ou ambos, conforme vemos nas alternativas B, C, D, E, F.

O exemplo acima nos fornece uma escala numérica na qual podemos visualizar um gráfico, da seguinte maneira:

[pic 2]

Se ligarmos os pontos A a F teremos uma curva  que se formou no gráfico e nos mostra a as possibilidades de produção dos produtos em destaque quando todos o recursos disponíveis são utilizados.

A essa linha resultante denominamos de CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO.

Exemplo 2:

Em uma economia com milhares de produtos, as escolhas que enfrentamos são complexas. Para ver o problema na forma mais simples, consideramos a mais básica economia, uma em que só podem ser produzidos dois bens (roupa de algodão e trigo). Se decidirmos produzir mais comida (trigo) e reorientarmos nossos esforços neste sentido, então não poderemos produzir tanta roupa. Vejamos esta questão com números.

Tabela de Possibilidades de Produção (Roupa versus Comida)

[pic 3]

Gráfico da Curva de Possibilidade de produção (CPP)

[pic 4]

Considere primeiro um exemplo extremo, em que todos nossos recursos são utilizados na produção de comida. Neste caso, denominada opção A, produziríamos 20 ton. de comida. Mas nada de roupa seria produzido. È claro que esta opção não representa uma composição desejável de produção; estaríamos bem alimentados, mas sentiríamos frio se andássemos sem nada no corpo. Nossa curva de possibilidades de produção é traçada de modo a esclarecer o possível; os pontos da curva não são necessariamente desejáveis. E o ponto A é uma possibilidade. No outro extremo, se só produzíssemos roupa, poderíamos fabricar 5 unidades correspondentes ao ponto F no gráfico. Novamente, isto é um resultado possível, mas não desejável; estaríamos bem vestidos enquanto passaríamos fome.

Situações mais interessantes e mais razoáveis são aquelas em que produzimos um pouco de ambos os bens. Considere a maneira em que a economia poderia se deslocar do ponto A até o ponto F. No ponto A, nada se produz com exceção de comida;        Na curva de escolha seria representada por um movimento do ponto A até o ponto B; só uma unidade de comida é sacrificada para obtermos a primeira unidade de roupa.

Entretanto, se decidimos produzir mais algodão. Assim, para obtermos mais uma unidade de roupa, precisamos sacrificar duas unidades de comida; a produção de comida cai de 19 para 17 unidades se nos deslocarmos do ponto B para o ponto C. O custo de oportunidade da segunda unidade de roupa o que é necessário sacrificar para obter esta segunda unidade é maior que o custo de oportunidade da primeira unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (341 Kb)   docx (75.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com