TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A arte de pensar claramente

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

(Capítulos 4 e 5 do Livro de DO: Percepções e vínculos do indivíduo no trabalho; O trabalho coletivo nas organizações).

(Artigo: Sentidos do Trabalho, ver na biblioteca).

As evidências indicam um acentuado declínio da satisfação com o trabalho desde o início da década de 1990. Os especialistas sugerem que esta queda recente da satisfação no trabalho pode ser creditada ao esforço dos empregadores em aumentar a produtividade, o que resulta em sobrecarga de trabalho e prazos menores para a realização de tarefas. Outro motivo, frequentemente citado nas queixas dos trabalhadores, é o fato de eles terem menos controle sobre seu trabalho. A satisfação no trabalho pode ser o principal fator determinante do comportamento da cidadania organizacional. Funcionários satisfeitos parecem mais propensos a falar bem da organização, a ajudar os colegas e a ultrapassar as expectativas em relação ao seu trabalho.

Questão: A partir da convergência entre o estudo sobre a satisfação com o trabalho e aquele que especifica as relações com os empregados (caps. 4 e 5 do livro e o artigo: Os sentidos do trabalho, disponível na biblioteca da disciplina) apresente, com suas palavras, três decisões de importância, para o planejamento de um programa voltado ao aperfeiçoamento dessas questões junto aos colaboradores na atualidade. Justifique suas escolhas.

Valor: 3 pontos

(Evite recorte de leituras realizadas, apresente em sua resposta um texto de sua autoria, com – no máximo – quinze linhas de resposta).

A concessão de férias coletivas atende somente os interesses do empregador, então cabe a ele determinar o regime e a época de férias. As condições necessárias para o estabelecimento destas férias podem ser objeto de acordo coletivo entre a empresa e a entidade sindical, de convenção coletiva entre o sindicato da categoria econômica e o sindicato da classe profissional ou ainda de dissídio coletivo de trabalho, este sentenciado pelo Tribunal do Trabalho. No entanto, existem algumas ações/obrigações que o empregador deve realizar/tomar para que possa conceder as férias coletivas aos funcionários. Relacione quais são essas obrigações e, após disserte sobre as mesmas.

Construa a atividade com suas próprias palavras. Utilize linguagem formal em no máximo 10 linhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com