TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE DE PENSAR CLARAMENTE

Por:   •  3/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 2

A ARTE DE PENSAR CLARAMENTE - VIÉS DE SOBREVIVÊNCIA

Posha, acho que vou criar um canal no Youtube! Já viu aquele famoso, o Whindersson Nunes, com uma gopro e umas piadas ele está ganhando em um mês mais do que eu vou ganhar na minha vida inteira. 1 mês depois, 8 vídeos postados e 15 inscritos, essa mesma pessoa decide parar...

Olá, tudo bem? Meu nome é Albano e esse é o Seja Uma Pessoa Melhor. Hoje vamos ver porque é comum esse tipo de pensamento...

Olhamos para um lado e vemos cantores famosos, olhamos para o outro e vemos atores e atrizes fazendo muito sucesso. Entramos no Youtube e vemos vídeos de vários canais grandes. Somos inundados de famosos na TV, rádio e na internet. São muitos e eles fazem muito sucesso, ganham muito dinheiro e tem as coisas que você sempre quis ter (ou pensa que quer, devido à alta publicidade). Aí você resolve querer ser que nem um deles eeeee... Um enorme FRACASSO! Dizem que a chance de sucesso em casos como esses são em tornos de 0,01% ou de 1 para cada 10mil. Ou seja, a cada 10mil tentativas, apenas uma será a sobrevivente e vai contar a história. E só conseguimos enxergar esse 1 sobrevivente.

O nome que dão a isso é VIÉS DE SOBREVIVÊNCIA: Como é somente o sucesso que vemos por aí, tendemos a pensar que existem mais casos de sucesso do que na realidade. E aí, olhando de fora, caímos na triste ilusão de que as coisas são mais fáceis do que parece.

“Vou entrar no Marketing Multinível, você viu aquele cara, está ganhando muito dinheiro.” “Nossa, vou virar blogueira de moda, você viu a quantidade de maquiagem que a outra lá ganha”. Nossa, vou virar Youtuber, olha o sucesso que o tal ali faz, e ele só fica com uma câmera ligada fazendo piadinha.” Fácil demais visto de fora...

Isso significa que não devemos correr riscos pois as chances são mínimas? Não. Você deve sim correr atrás daquilo que você acredita. Mas é sempre bom correr tendo consciência de suas experiências acabam deformando as probabilidades.

...

E pode parecer negativismo da minha parte, mas a única forma de não ser vulnerável em relação à isso, é visitar o máximo que puder as sepulturas de projetos: bandas que não foram pra frente, negócios que pareciam ser ótimos e que não foram pra frente e até porque umas pessoas conseguiram tanto sucesso em uma área, enquanto outras não.

Um livro ótimo se você quiser ir além desse vídeo é ler “O X da Questão”, que é um livro escrito enquanto o Eike Batista ainda tinha todo um império e era considerado o empresário mais influente do Brasil. Poucas pessoas gostam de fazer isso, e é mesmo uma ideia um pouco triste, mas uma das mais saudáveis.

Grande abraço e Seja Uma Pessoa Melhor 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com