TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“O ELOGIO COMO FONTE DE ESTÍMULO NA BUSCA DO SABER - EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM”.

Por:   •  17/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

“O ELOGIO COMO FONTE DE ESTÍMULO NA BUSCA DO SABER - EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM”.

Ainda que a auto-estima comece no âmbito familiar, produto da relação da criança com seus pais ou responsáveis, essa continua no âmbito escolar, na relação com o docente e o grupo de colegas.

Quando o aluno é aceito e compreendido, devolve os mesmos sentimentos para o professor, que também se sente reconhecido, valorizado. Assim se gera um círculo de bem estar, onde a tarefa é gratificante para ambos e o clima é propício para o desenvolvimento das potencialidades.

A confiança, a segurança, o senso do próprio valor, se aprende mais pela presença do que pela docência. É importante que os educadores tenham autoconfiança realista, pois acima de tudo, se transmite mais pelo que se é, pelo que se vive do que pelo que se diz.

O Papel do Elogio no Processo Educativo

A abordagem comportamental para o fenômeno clinico representa uma tentativa de entender porque o individuo, dentro de determinadas circunstancias, comporta-se daquela maneira e porque este comportamento se mantém, buscando as causas de origem e as causas de manutenção, através de uma investigação minuciosa de todas as variáveis envolvidas no problema, inclusive as variáveis sociais, culturais, religiosas e outras, o processo de análise comportamental não conta apenas com os princípios de aprendizagem (operante e respondente e aprendizagem social), considera também a enorme complexidade do ser humano e a limitação inerente da aproximação psicológica.

Um indivíduo aprende com o outro como se comportar, ou seja, todo comportamento é ensinado. Mas algumas crianças não foram ensinadas a reagir aos elogios de outras pessoas, não foram estimuladas ou motivadas a gostarem do trabalho escolar e dos exercícios de casa, sendo indiferentes ao ambiente escolar. A maior parte dessas crianças não recebem muita recompensa ou reforço, na maioria das vezes seu dia segue-se pelas experiências punitivas, é através do que reforçamos que ensinamos os outros como se comportar.

A motivação é o ingrediente básico para o processo de aprendizagem.

O fenômeno da aprendizagem

Consiste no correto equilíbrio entre dois tipos de emoções: a satisfação de ensinar e o prazer de descobrir, a primeira alimenta o ego do professor pelo mesmo princípio de que a dádiva enaltece o doador e a segunda gera no aprendiz o sentido da posse intelectual pelo conhecimento adquirido.

O valor pedagógico do elogio

Elogios são sinais poderosos que condicionam o nosso comportamento e que regula a maneira como nos relacionamos com os outros, é algo tão profundo e arraigado que, frequentemente, nem nos percebemos como muito das nossas vidas é determinado pelo impulso do elogio.

A sociedade se organiza para o elogio e o institucionaliza sob as formas mais diversas: a progressão na carreira, as medalhas, as homenagens, os prêmios, os jantares em honra de alguém. São elogios pelo que somos, são elogios pelo que temos. Por eles procuramos ser melhores. Vivemos assim toda uma vida desde o berço até a morte, desde o aplauso dos primeiros passinhos.

E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com