TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio - Planejamento Empresarial

Monografias: Relatório De Estágio - Planejamento Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  3.572 Palavras (15 Páginas)  •  2.965 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 A ORGANIZAÇÃO 04

2.1 Organograma 05

3 ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO: PLANEJAMENTO EMPRESARIAL 06

3.1 Histórico e principais atividades da empresa 06

3.2 Estrutura organizacional 08

3.3 Processo decisório 10

3.4 Liderança cultura organizacional 11

3.5 Canais de Comunicação 13

3.6 Sucessão empresarial 14

4 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 15

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

BIBLIOGRAFIA 20

ANEXOS 22

Anexo A – Entrevista realizada para detectar o nível de satisfação na empresa 23

Anexo B – Folder ilustrativo para a Campanha Dia do Motorista 24

Anexo C – Folder ilustrativo Para a Prevenção de Acidentes 25

Anexo D – Relatório de Treinamento dos Cursos de Integração e Gerenciamento de Risco 26

Anexo D – Imagens da empresa em estudo 27

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se ao estágio supervisionado II, a fim de cumprir uma determinação da grade curricular para conclusão do curso de Administração. O mesmo possui a finalidade de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante o curso de administração, em prática, através do desenvolvimento do programa de estágio a ser realizado na empresa, Transportes Canarinho Ltda. A área escolhida para o trabalho foi Planejamento Empresarial.

O Planejamento Empresarial tem a finalidade de selecionar, gerir e guiar os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. Planejar é um processo no qual se identifica aonde se quer chegar (uma situação ou um estado), para definir como chegar lá, da forma mais eficiente possível. O Planejamento empresarial trás alguns benefícios para a empresa como: utilizar os recursos de forma eficaz e eficiente (economia); aumentar o conhecimento sobre o negócio/projeto e seu potencial de mercado; facilitar a percepção de novas oportunidades ou riscos e aumentar a sensibilidade do empresário/executivo frente a problemas futuros; determinar tarefas e prazos com responsabilidade definida, viabilizando o controle do processo e do andamento do negócio; deixar claro para o empresário/executivo qual é o diferencial competitivo de seu negócio; e pode ainda, ser utilizado como suporte para conseguir credibilidade e apoio financeiro no interno e/ou no mercado. Enfim o planejamento empresarial é um relatório (por escrito) que consolida o planejamento de uma empresa, unidade de negócio ou projeto.

2 A ORGANIZAÇÃO

Fundada em 1994, a filial de Jataí está situada à Rua Sebastião Herculano de Souza nº 4.201 Núcleo Industrial, a Transportes Canarinho é uma empresa de médio porte e que tem o objetivo de exploração dos transportes rodoviários de cargas lácteas. São mais de 200 colaboradores engajados e comprometidos em gerar serviços de altíssima qualidade com responsabilidade e uma frota composta por 130 caminhões.

O fundador Sr. Nelson João Bauermann, começou a trabalhar com transporte de leite em 1989 e sua primeira parceira foi a empresa Cooper Leite de Itajaí – SC, e com o aumento da produção de leite, aumentava a procura por transportes do mesmo, então o Sr. Nelson juntamente com seus filhos fundaram a Transportes Canarinho Ltda. Daí para frente, a Transportes Canarinho tornou-se especialista no transporte de leite.

A Transportes Canarinho, acredita que todo o seu crescimento é uma conseqüência do aperfeiçoamento contínuo da qualidade de seus serviços e do bom relacionamento com seus clientes, fundamentado na ética, na idoneidade e no cumprimento dos compromissos assumidos.

A Empresa Transportes Canarinho tem um perfil Familiar, pois os donos e sócios atuam diretamente na administração. Neste caso, a definição de um Organograma é mais complexa, pois além de estabelecer o papel dos funcionários é necessário fixar as responsabilidades e o campo de atuação dos sócios. Implementar um Organograma significa respeitar as pessoas e posições que nele foram inseridos e, portanto, cobrar os desvios e resultados destes mesmos profissionais.

2.1 Organograma

Figura 01: Organograma da empresa.

3 ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO: PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

A partir de agora iremos dar início ao detalhamento de como opera a empresa Transportes Canarinho Ltda., e qual sua importância no mercado dos transportes.

3.1 Histórico e principais atividades da empresa

Em 1994 nasce a Transportes Canarinho Ltda, sua matriz está sediada na cidade de Cunha Porã – SC, e suas duas filiais estão sediadas respectivamente nas cidades de Ituiutaba – MG e Jataí – GO.

A Transportes Canarinho atualmente conta com 207 colaboradores, sendo 120 na matriz em Cunha Porã – SC, 47 na filial em Ituiutaba – MG e 40 na filial de Jataí – GO; sua frota é composta por 130 caminhões distribuídos da seguinte forma, 102 em Cunha Porã – SC, 16 em Ituiutaba – MG e 12 em Jataí – GO. O seu faturamento mensal em toda a Transportes Canarinho é de cerca de R$ 2.765.000,00 (dois milhões setecentos e sessenta e cinco mil reais). O investimento com qualidade torna-se prioridade, por exigências dos próprios clientes. A Transportes Canarinho vem conquistando ainda mais espaço no ramo dos transportes de leite com o aumento de seus parceiros como a Nestlé que desde então apresenta crescimento e evolução significativa da atividade com aumento da frota e abertura das filiais.

A Transportes Canarinho presta serviços na área de transportes de cargas lácteas, procurando atender à necessidade logística dos clientes através do transporte, e distribuição do produto com qualidade e segurança, dispondo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com