TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contabilidade como coadjuvante na tomada de decisão

Por:   •  16/9/2019  •  Monografia  •  3.642 Palavras (15 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 15

Contabilidade gerencial:

A contabilidade como coadjuvante na tomada de decisão

Aluno Renato Freitas Pires

Curso de Pós-Graduação MBA-Finanças e Controladoria

Polo de Anápolis-GO

RESUMO

As teorias abordadas apontam que a contabilidade gerencial tem se mostrado fundamental na geração de informes que embasam os processos decisórios estratégicos nas entidades. O presente objetiva evidenciar que empresas eficientes em seus gerenciamentos contábeis tem grandes chances de obter resultados satisfatórios frente ao de seus concorrentes, através da identificação de que as contabilidades fiscal e financeira, colocam-se em uma posição obsoleta em relação à contabilidade gerencial, já que sua aplicabilidade se restringe a demonstrações de exercícios passados a clientes externos, sendo esta pouco dinâmica, sem valor agregado, mostrando-se eficiente somente para a mensuração de valores e não agregando valor a outras áreas. Evidencia-se por meio de revisão bibliográfica que a contabilidade gerencial é parte integrante do gerenciamento estratégico das entidades, proporcionando os subsídios necessários para o eficiente alinhamento das decisões, além de ter ligação ativa junto aos processos de apoio e controle que permeiam todas as etapas do tramite decisório, sendo de grande valor ao planejamento organizacional, uma vez que verifica as necessidades da empresa e envolve-se nos processos para sana-las. O ponto chave deste estudo é a apresentação da contabilidade gerencial e seu papel frente a análise dos fatos ocorridos no cotidiano das entidades, que possibilita a projeção e a mensuração do desempenho, por meio da avaliação dos impactos financeiros nas decisões, permitindo estabelecer critérios para solucionar os problemas que surgem de forma a minimizar falhas nos processos institucionais. Ao final do presente estudo evidenciou-se que em um ambiente altamente competitivo, organizações que respaldam suas decisões em dados contábeis gerenciais tem maiores chances de garantir competitividade, através de planejamentos assertivos e controle de processos.

Palavras Chaves: Contabilidade gerencial, tomada de decisão, desenvolvimento estratégico.

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é a ciência responsável por demonstrar as variações quantitativas e qualitativas que ocorrem no patrimônio das organizações, sejam estas, físicas ou jurídicas. A contabilidade com o passar dos anos e dinâmica das comunicações, deixa de ser exclusivamente uma aliada a demonstração de resultados e vem subsidiando questões estratégicas e auxiliando a deliberação de decisões nas mais diversas áreas das entidades, visando a melhoria de processos internos, redução de custos, aprimoramento operacional e otimização dos recursos atrelados a pessoal.

A partir destas mudanças que ocorrem dentro das organizações nos últimos anos, surge o conceito de contabilidade gerencial, que une informações e praticas em prol a fornecer a alta diretoria embasamento sobre os aspectos financeiros e fiscais a fim de auxiliar no processo decisório estratégico. O presente estudo justifica-se pela necessidade em abortar esta nova vertente traçada pela contabilidade, a fim de evidenciar sua importância nas organizações e no desempenho dos negócios.

O presente estudo visa apresentar os conceitos inerentes a contabilidade e aos seus desdobramentos em âmbitos gerenciais, demonstrando sua importância no processo decisório das organizações de forma a responder a problemática levantada, sobre qual é a importância da contabilidade gerencial nas vias decisórias das organizações por meio do embasamento das decisões, destacando seu papel nos processos de delineação e controle.

O presente estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, utilizando para embasamento materiais já publicados, como livros, artigos acadêmicos e sites especializados no assunto alvo desta pesquisa.

Para Köche (1997) entende-se por pesquisa bibliográfica o estudo que se desenvolve com a finalidade de explicar um problema, por meio do conhecimento disponível a partir das teorias e de conceitos de outros estudiosos.

Figueiredo e Souza (2005), definem como metodologia o conjunto de métodos utilizados para a concepção do objetivo. Desta forma, quanto ao método, este estudo caracteriza-se como dedutivo, uma vez que será embasado em teorias para o alcance se suas conclusões.

O presente artigo está divido duas etapas, a primeira visa intitulada de “Desenvolvimento” visa o embasamento teórico por meio de transcrição de diversos conceitos atrelados ao tema abordado, já a segunda etapa intitulada “Resultados e discussões” visa a exposição do ponto de vista do autor através da discussão acerca das informações levantadas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Revisão bibliográfica

2.1.1 A escrituração contábil

Sá (2008) relata que a contabilidade existe desde que os homens habitavam as cavernas, onde o controle de seus mantimentos era registrado através de gravações, riscos e pinturas em rochas. Para o autor, estas inscrições demonstram o processo evolutivo racional do individuo em relação ao seu patrimônio.

2.1.2 Os primórdios na contabilidade em território brasileiro

A pratica contábil chegou ao Brasil juntamente com a transferência da corte portuguesa. Visto que o cargo de contador já era exercido em Portugal, sendo o cargo de Contador-mor o cargo mais alto do governo português.

Em 1808 é criado no Brasil, o Conselho da Fazenda para a gestão das arrecadações, distribuição e contabilidade dos patrimônios reais e públicos.

2.1.3 O conceito de contabilidade

A contabilidade é entendida como a escrituração dos fatos que são gerados pelas entidades, a escrituração dos fatos por sua vez, gera informações referentes ao cenário econômico e financeiro das organizações, visando mensurar o real valor de seus patrimônios.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com