TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cultura nacional e as negociações internacionais

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

“A cultura nacional e as negociações internacionais”

 Eliane de Oliveira Felix

RA 1641876

                                                                                   

Curso: Administração

Semestre: 1º

Polo: São Pedro

São Pedro – SP

2016


SUMÁRIO

Sabe-se que os negociadores podem ser divididos em quatro categorias de estilos diferentes: Catalisador, Apoiador, Controlador e Analítico. Com base no trabalho de Teixeira, Vabo e Costa (2015) intitulado “A cultura nacional e as negociações internacionais: comparativo entre Brasil e Estados Unidos” e em reflexões sobre o que foi discutido nas Unidades I e II, em grupo, discutam e levantem as características de cada categoria e digam qual o estilo de negociação é considerado o mais correto.

TEIXEIRA, A. G.; VABO, F. de A.; COSTA, M., L., T., A cultura nacional e as negociações internacionais: comparativo entre Brasil e Estados Unidos. 2015. 102. TCCI, Fundação Getúlio Vargas e School of Business da The George Washington University, Curitiba, 2015.

Catalisador: São negociadores empreendedores, curiosos e indagadores, podendo ser considerados também superficial e fantasiosos em suas decisões, justamente por seu estilo criativo e inovador.

Sempre com grandes idéias e projetos em mente, sente a necessidade de reconhecimento por suas ações.

Apoiador: Se põe a frente das tarefas, se dispondo a unira todos e a tentar ser reconhecido por isso. Não gosta de brigas ou conflitos, prefere sempre a harmonia do grupo e com isso acaba abrindo mão de resultados.

Como resultado, muitas vezes é visto como incapaz de alcançar resultados e/ou cumprir metas e prazos.

Controlador: É um estilo de negociador difícil de conviver, pois ele não gosta de perder tempo, nem dinheiro ou qualquer outra coisa, não gosta de desperdício. Tem tudo milimétricamente controlado e organizado, cumprindo rigorosamente suas metas e prazos.

Esse estilo é objetivo e prioriza resultados, e por conta disso muitas vezes é considerado insensível.

Analítico: Este estilo antes de qualquer coisa, como o próprio nome já diz, ele analisa minuciosamente o processo de negociação, ele absorve o maior número de informações possível, cada detalhe pra esse negociador é imprescindível e indispensável.

É visto como perfeccionista por muitos, justamente por indagar, investigar e pesquisar muito antes de cada uma de suas negociações, evitando assim elementos surpresas e situações inusitadas e indesejáveis.

CONCLUSÃO

Como abordado nas aulas, não há um estilo certo ou uma maneira mais adequada para se negociar, pois cada negociador tem seu próprio estilo, podendo ainda ter mais de um, tendo assim um estilo predominante e denominado como “carro chefe”.

O ideal é que se conheça muito bem, tanto o processo de negociação, quanto o negociador, assim como seu hábitos, costumes e cultura, a fim de se evitar elementos surpresas, mas sim surpreender, mostrando suas características e habilidades, sempre respeitando os hábitos e costumes do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com