TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A espiritualidade como novo paradigma nas organizações

Por:   •  30/1/2019  •  Dissertação  •  3.681 Palavras (15 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 15

A ESPIRITUALIDADE COMO NOVO PARADIGMA DE GESTÃO E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICAS ESPIRITUAIS NAS ORGANIZAÇÕES.

SPIRITUALITY AS NEW MANAGEMENT PARADIGM AND SOME PRACTICAL CONSIDERATIONS FOR SPIRITUAL IN ORGANIZATIONS.

Patricia Alessandra Fukura de Abreu

Valdecir Cahoni Rodrigues


RESUMO

Palavras-chave: espiritualidade, organizações, pessoas, gestão, competências.

O paradigma da espiritualidade nas organizações é mais do que um instrumento de gestão é uma filosofia que está refletida na cultura e no clima organizacional, essa abordagem tem resgatado a valorização das necessidades e anseios das pessoas compreendendo suas necessidades que no contexto coorporativo, almejado por esse paradigma, estão além do aspecto material (ter) resgatando necessidades como a busca por sentido da existência, propósito no trabalho e autorrealização (ser). A espiritualidade não tem conexão com práticas religiosas, uma vez que é uma expressão da prática de valores que são espirituais, que se relacionam ao sentimento de paz, conectividade, ações sociais, ética, intuição, solidariedade, cooperação, entre outras. O objetivo deste estudo foi destacar a importância desse modelo e seu efeito no clima organizacional, no desenvolvimento de competências dos colaboradores e nas consequências positivas refletidas na produtividade da organização e na autorrealização dos funcionários. A metodologia adotada partiu de uma pesquisa de natureza básica, exploratória, realizou-se uma revisão de literatura, a partir de uma leitura seletiva do material encontrado, publicações entre os anos de 2005 e 2015, que teceram uma discussão qualitativa do material. Evidenciou-se nesse trabalho que a espiritualidade nas organizações é um paradigma promissor que promove um clima organizacional favorável ao desenvolvimento de competências e o sentimento de autorrealização, produzindo impactos positivos na organização.


ABSTRACT

Keywords: spirituality, organizations, people, management, skills.

The paradigm of spirituality in organizations is more than a management tool is a philosophy that is reflected in the culture and organizational climate, this approach has rescued the appreciation of the needs and desires of people understanding their needs in the corporative context, targeted by this paradigm, are beyond the material aspect (have) rescuing needs as the search for meaning of life, purpose and self-fulfillment at work (be). Spirituality has no connection with religious practices, since it is an expression of practical values ​​which are spiritual, which relate to the feeling of peace, connectivity, social, ethics, intuition, solidarity, cooperation, among others. The aim of this study was to highlight the importance of this model and its effect on organizational climate, the development of skills of employees and the positive consequences reflected in the organization's productivity and self-realization of employees. The methodology set out a basic nature, exploratory, was performed a literature review, from a selective reading of found material, publications between the years 2005 and 2015, that have woven a qualitative discussion of the material. It was demonstrated in this work that spirituality in organizations is a promising paradigm that promotes a favorable organizational climate for the development of skills and the feeling of self-fulfillment, producing positive impacts on the organization.


INTRODUÇÃO

O que move as empresas são seus recursos humanos, ou seja, são as pessoas, valorizar suas necessidades e anseios é fator primordial para o sucesso de qualquer organização, de acordo com Moggi (In: BOOG, Coord., 2006, p. 1) “uma empresa ou instituição será tão grande quanto for a qualidade das pessoas que nela trabalham”. Compreender a necessidade de valorizar o capital humano é fundamental, assim como, observar as abordagens que se preocupam com essa valorização e que podem ser aplicadas como novos paradigmas de Gestão, um deles é o paradigma da Espiritualidade nas Organizações.

A espiritualidade no contexto corporativo não possui conexão com nenhum tipo de sistemas de crenças, ou seja, religião ou tradição religiosa, a espiritualidade nas organizações baseia-se, e reconhece os valores pessoais dos funcionários, assim como a filosofia de vida de cada um (REGO; SOUTO, 2007); os propósitos e o significado do trabalho, o vínculo entre as pessoas e com a comunidade de trabalho; a espiritualidade nas empresas se define pelas “oportunidades para levar a cabo trabalho com significado, no contexto de uma comunidade, experimentando um sentido de alegria e respeito pela vida interior” (idem. p. 15), ou seja, as práticas de valores que são espirituais.

Neste sentido surge o seguinte questionamento: o paradigma espiritual pode contribuir para que o clima organizacional se torne favorável à produtividade, respeito mútuo, harmonia e sentimento de autorrealização; esse modelo será facilitador para o desenvolvimento de competências dos colaboradores tanto a nível profissional como pessoal, e como poderá ser reconhecido esse paradigma dentro das organizações?

Este artigo tem o objetivo de destacar a importância do paradigma da Espiritualidade nas Organizações e seu efeito no clima organizacional, e no desenvolvimento de competências dos seus colaboradores, que consequentemente se refletem no aumento de reconhecimento e produtividade da organização, bem como a autorrealização dos colaboradores.

Justifica-se esta pesquisa uma vez que os resultados alcançados apontam uma série de benefícios que esse modelo apresenta dentro das organizações, a melhora da qualidade de vida no trabalho, a qualidade de vida das pessoas em um nível holístico, ou seja, integral, observando que o trabalho é fonte de significado criatividade e realização, é impossível dissociar a vida pessoal da laboral, dessa forma, nossa maneira de ser, os nossos valores, expectativas, vão de encontro com a realização pessoal, com o propósito no trabalho e na vida.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, de caráter exploratório, onde foi realizada uma revisão de literatura, buscando por revistas científicas, jornais, artigos, monografias, dissertações e teses de autores que estudaram o tema Espiritualidade nas Organizações, assim como livros, e publicações avulsas. Essa busca foi norteada pelas palavras chaves: espiritualidade, organizações, espiritualidade nas empresas, espiritualidade nas organizações, pessoas, competências, clima organizacional, autorrealização e motivação.  Foi feita uma leitura seletiva do material encontrado, esse tipo de leitura objetiva verificar atentamente obras que contêm informações relevantes para o trabalho, perpetrando uma leitura detida dos títulos, dos subtítulos, do conteúdo das partes e dos capítulos (PRODANOV, 2013, p. 78).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com