TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A explicação da Teoria das Culturas (Charles Handy)

Por:   •  17/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  1.161 Visualizações

Página 1 de 5

MBA Gestão de Recursos Humanos - Turma 24

Disciplina: Comportamento Organizacional

Professora: Cida Eiras

A explicação da Teoria das Culturas (Charles Handy)

Em umas das mais competentes tentativas de explicar o fenômeno das culturas organizacionais, Charles Handy escreveu sobre as variadas culturas existentes nas organizações, relacionando as os deuses da Grécia antiga. Ele trabalhou com quatro deuses como vemos abaixo:

  1. ORGANIZAÇÕES REGIDAS POR ZEUS:

Segundo Handy (1994; p. 18):

“Zeus é o deus-patrono. Os gregos escolheram ou criaram seus deuses para representar certas características do mundo tal como o viam. Zeus era o rei de seus deuses, que reinava sobre o monte Olimpo por meio dos raios (quando zangado) ou da chuva de ouro (quando sedutor). Ele era temido, respeitado e ocasionalmente amado. Representava a tradição patriarcal, o poder irracional mas muitas vezes benevolente, a impulsividade e o carisma”

Este tipo de liderança se refere a uma liderança mais concentrada em uma só pessoa. Assim como Zeus é o Deus dos Deuses na mitologia grega, o líder aqui será sempre o centro das atenções, as características predominantes aqui são o patriarcalismo e as emoções sobrepondo a razão. Este tipo de comportamento leva a informalidade já que os mimos e agrados exagerados ao chefe podem proporcionar uma troca de favores entre o chefe e seus subordinados, favorecendo o favoritismo em detrimento de se cumprir um objetivo para o bem comum. Nesta hierarquia, quanto mais próxima a pessoa for do seu líder dentro da empresa, mais poder e regalias ela terá.

Este tipo de cultura funciona da melhor maneira em empresas do tipo start-up em empresas do tipo start-up, e em empresas que precisam de maior agilidade na tomada de decisões como por exemplo corretoras e bancos de investimento.

  1. ORGANIZAÇÕES REGIDAS POR APOLO:

Handy (1994; p. 21) escreve que:

“Apolo é o deus-patrono, pois Apolo era o deus da ordem e das regras. Esta cultura assume que o homem é racional e que tudo pode e deve ser analisado de uma forma lógica. A tarefa de uma organização pode então ser subdividida quadro a quadro até que você tenha um diagrama de fluxo de trabalho organizacional, com um sistema de funções prescritas (especificadas com “descrições de função”) e integradas por todo um conjunto de regras e procedimentos (chame-os de manuais, previsões orçamentárias, sistemas de informação, ou do que quiser)”.

Na mitologia grega, Apolo é o Deus da juventude e da luz. É também considerado o Deus mais belo da Grécia. Ao contrário de Zeus, a administração de Apolo se caracterizava pela formalidade excessiva. Regras deveriam ser obedecidas e ordens cumpridas à risca. As funções são cuidadosamente divididas para cada integrante, de forma racional, a fim de se alcançar um objetivo da maneira mais eficiente possível. A desvantagem aqui é que o excesso de formalidade dificulta o processo de mudanças quando necessário.

As entidades públicas são exemplos típicos deste tipo de organização, pois em geral estes órgãos são cheios de normas, regras, procedimentos, e códigos de conduta que prevalecem. O ambiente normalmente é bastante previsível e existe muita dificuldade em qualquer movimentação rápida

  1. ORGANIZAÇÕES REGIDAS POR ATENA

Handy (1994: p. 26) descreve Atena como a “deusa guerreira, patrona de Ulisses, aquele arqui-solucionador de problemas dos artesãos e dos líderes pioneiros”.

É a Deusa da sabedoria de acordo com a mitologia grega. O foco principal deste perfil de administração é solucionar problemas. Quando uma instituição trabalha em cima de tarefas, a inovação é o elemento fundamental para a solução de qualquer problema, por isso, possuem grandes dificuldades de seguirem uma rotina, como a citada na administração de Apolo, por isso, elas têm curto tempo de vida e geralmente não se adaptam as situações de crise.

Esta administração é ideal para formação de grupos de especialistas para determinado assunto em especial, assim que o problema for resolvido, esta força-tarefa não terá mais motivos para existir e logo se dissolverá, por isso empresas que possuem cultura de Atena como característica predominante, normalmente tem muita dificuldade lidar com o fracasso.

        Alguns exemplos de organizações que são regidas por Atena: agências de propaganda e consultorias, e empresas como a a Microsoft, 3M e a NASA, onde se percebe claramente a formação de diversas equipes responsáveis pelo desenvolvimento ou solução de problemas específicos que fazem parte da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com