TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A filosofia de Platão é simultaneamente política e ética

Por:   •  1/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

A filosofia de Platão é simultaneamente política e ética.

A filosofia de Platão, levou a percepção de um projeto político amplo que pode ate ser comparado ao seu projeto político e pedagógico que terminou com a fundação de sua escola. Platão sempre esteve a frente dos fatos políticos, como podemos ver “[...] criação do projeto político de Platão teve origem, antes de tudo, nas decepções do filósofo com os modelos de governo baseados na democracia e nas ações dos governantes de seu tempo. O ponto culminante dessa criação foi a condenação e morte de Sócrates” (MENESCAL, 2009, p. 20).

Contudo temos uma grande influência de Sócrates, onde ele será um dos protagonistas das obras escritas por Platão, vemos esses fatos presentes na obra A republica onde Platão usa Sócrates que dominado seu mestre para passar uma visão de uma sociedade justa e harmoniosa.

   Por fim cumpre notar que o “projeto político de Platão não se apresenta essencialmente pela questão política, mas envereda pela ética e por uma educação, orientada pela filosofia, tão necessárias à formação humana” (MENESCAL, 2009)

Etica

A relação etica de platao tem a finalidade de levar o ser humano a buscar as coisas que o engrandece a sua alma e esquecer os prazeres e os bens materiais que temos em nossa vida cotidianamente, trazendo o conceito do individuo ético que é aquele de exercer o autocontrole, ouvindo o nosso lado racional começando a agir de maneira etica nos auxiliando para tomar decisões mais justas, deixando nos a tomar decisões motivados pelas nossas emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com