TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função administrativa

Resenha: A função administrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

A função administrativa tem uma historia muito longa, tendo seu inicio juntamente com o inicio da historia da civilização. A origem das civilizações se deu com a invenção da agricultura, quando os homens deixaram de ser nômades para se transformarem sedentários, ou seja, para morar num lugar fixo. Com a invenção da agricultura, surgiu o comércio, com o comércio surgiu os vilarejos e assim por diante. Com a agricultura, onde o homem desenvolveu técnicas para facilitar o processo de trabalho, foram se agrupando e formando os embriões de sociedades mais estruturadas e complexas que vieram a se formar as civilizações; desses vilarejos, surgiu uma classe social de mercadores, que logo enviaram expedições a terras estranhas e fundaram as colônias para comercializar. A partir deste momento podemos ver a administração já sendo aplicada de forma clara. No momento a qual os indivíduos passam a negociar ou comercializar seus produtos em troca de outros passa ser nítido este processo, buscavam se organizar e entrar em acordo com aquilo que tinha e o que gostariam de obter.

O sistema feudal surgiu na Idade Media com o desenvolvimento na Europa.as características do sistema era o poder descentralizado, agricultura e criação de gado, trabalho servil , e o comercio baseado em trocas (escambo). O feudalismo era organizados por servos e senhorio. O senhorio morava ou ambientava seus domínios com sua família, servos e funcionários que administravam suas propriedades. A economia era correspondida de acordo com a responsabilidade dentro das terras, a sociedade feudal consistia em três classes que seriam sacerdotes, guerreiros e trabalhadores (homens que trabalhavam e produziam para todas as classes), eclesiásticos e militares.

A expressão Revolução Industrial iniciou se em 1845, por Engelf (um dos fundadores do socialismo científico). A substituição do trabalho manufaturado pelas fabricas no processo de capitalismo foi característica para transformação técnicas e econômicas. O aparecimento das indústrias fabris proporcionou para a queda do feudalismo, predominando a indústria e o comércio. Mas a partir de 1860 (Segunda Revolução Industrial) que as transformações técnicas e econômicas vieram produzir grandes mudanças na industrialização assim surgindo a Teoria Clássica da Administração. Com o surgimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis de petróleo, houve um grande progresso acompanhado pelo capitalismo onde se permitiu a criação de grandes organizações.

Teoria clássica da Administração

Henry Fayol (engenheiro, nascido na Grécia e educado na França) foi quem primeiro desenvolveu a Teoria geral da administração deu origem à chamada Escola Clássica da Administração.

Segundo Fayol, sua teoria baseava se na estrutura da organização. O objetivo era buscar maior eficiência e produtividade do trabalhador na empresa. A Teoria Clássica surgiu da abordagem da organização com uma visão para melhorar o desempenho operacional entre o homem e a maquina.

Fayol citou funções técnicas para um bom relacionamento entre os serviços prestados e os bens produzidos são elas: Funções comerciais, Funções financeiras, Funções de segurança, Funções contábeis e Funções administrativas, estas integram, coordenam e sincronizam o restante de atuações realizadas nas empresas. O mesmo define a administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com