TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função de gestão estratégica

Artigo: A função de gestão estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Artigo  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

As funções do administrador fazem parte de um processo que é a Gestão estratégica e trabalham de forma continua e cíclica. A gestão estratégica só existe se todas as quatro funções forem utilizadas. São elas:

Planejamento: é a primeira etapa da Gestão Estratégica, essa fase consiste em analisar a organização sobre diferentes aspectos tanto externos quanto internos, propiciando a elaboração de uma matriz que esclareça as ameaças, oportunidades, os pontos fortes e os fracos, processo conhecido como análise situacional. Através dessa analise torna-se possível formular a missão, visão, negócio, valores, objetivos, estratégias e planos de ação da organização. O planejamento é a função mais importante e fornece o direcionamento para as outras demais funções. Nessa fase é realizado o Plano estratégico da organização.

Organização: Nessa fase, segunda função do administrador, que se faz necessário realizar o processo de estruturação e agrupamento dos recursos da organização, bem como definir as atribuições, autoridade, tomada de decisões e responsabilidades de cada colaborador e o sistema de comunicação que será utilizado, com o intuito de alcançar o desempenho necessário para a consecução e atendimento de maneira eficiente e eficaz os objetivos previamente estabelecidos. É feito a estruturação almejando futuro sucesso na realização do plano.

Direção: nessa terceira fase, é o momento em que os gestores procuram dirigir, de modo a fazer com que o plano desenvolvido seja executado de acordo com o planejado. Os gestores atuam de forma a indicar, orientar, influenciar e motivar os colaboradores da organização a realizarem suas atribuições essenciais. Esses gestores ou lideres podem ainda identificar e corrigir problemas durante a realização do processo evitando assim futuras falhas. Fase onde é feito a implementação do plano.

Controle: nessa fase, apos a implementação do plano é importante a realização de avaliações continuas para verificar se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas, torna-se importante anda avaliar o desempenho das metas que estão em andamento. Essa avaliação é feita mediante a necessidade de identificar as falhas no processo e consequentemente corrigi-las com eficiência e eficácia ou ate mesmo garantir que o plano esta sendo desenvolvido de acordo com o esperado. Momento onde é feito a avaliação, acompanhamento e controle, lembrando que a Gestão Estratégica é um processo recorrente e continuo de modificações e aprimoramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com