TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A gagueira no mercado de trabalho: Desafios e preconceitos acerca da diversidade social

Por:   •  22/10/2019  •  Artigo  •  5.072 Palavras (21 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 21

A gagueira no mercado de trabalho: Desafios e preconceitos acerca da diversidade social

*ZANGARI, Lucas da Silva (Facinor) lucaszangari@hotmail.com

**SANTOS, Letícia dos (Facinor) lethiciamotta@hotmail.com

RESUMO:

O Brasil possui cerca de dois milhões de pessoas com gagueira. Em alguns países a gagueira é considerada como deficiência, porém no Brasil apenas existe na CID (Classificação Internacional de Doenças), mas não é considerada como doença pela legislação brasileira. No País não há nenhuma lei que ampara o direito da inclusão das pessoas com gagueira no mercado de trabalho. O presente artigo teve o objetivo de mostrar os desafios que as pessoas com gagueira sofrem diante do mercado de trabalho devido à dificuldade na fluência comunicativa. Metodologicamente este trabalho adotou uma abordagem exploratória de natureza quali-quantitativa, a partir de aplicação de questionários online como método de coleta de dados, onde foram entrevistadas 255 pessoas com gagueira de nível leve ao mais grave. E, a partir dos resultados obtidos se constatou que há uma grande incidência de discriminação e desvantagem quanto à inserção dessas pessoas no mercado de trabalho devido à falta de informações dos empregadores, predominando o senso comum. É preciso verificar se as barreiras ou dificuldades de acesso à igualdade de oportunidades estão sendo combatidas. É importante que as políticas públicas avancem e que nossa sociedade esteja preparada para receber todos os indivíduos diferentes no mercado de trabalho sem nenhuma discriminação.

Palavras - chave: Gagueira; Preconceito; Mercado de trabalho.

ABSTRACT:

In Brazil have about two million people with stuttering. In some countries, the stuttering is considered as a disability, but in Brazil only exist in the ICD (International Classification of Diseases), but it is not considered a disease by Brazilian law. In our country there is no law that supports the right of inclusion of people with stuttering in the labor market. This article aimed to show the challenges that people whosuffer stutter pass on the labor market due to the difficulty in communicative fluency. Methodologically this study adopted an exploratory approach of qualitative and quantitative nature, from the application of online questionnaires as data collection method, where they interviewed 255 people with mild level of stuttering to more serious. And from the results it was found that there is a high incidence of discrimination and disadvantage as the inclusion of these people in the labor market due to lack of information of employers, prevailing common sense. You should verify that the barriers or difficulties in access to equal opportunities are being addressed. It is important that public policy and advance our society is prepared to receive all the different individuals in the labor market without any discrimination.

Keywords: Stuttering; Prejudice; Labor Market.

*Discente do curso de Administração da Facinor.

**Docente do curso de Administração da Facinor.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, está difícil de conseguir uma vaga de trabalho. A taxa de desemprego em 2016 foi a mais alta desde 2012 (IBGE), devido à situação econômica que se encontra o País. Diante deste fato, as empresas buscam profissionais que possam realizar suas atividades com excelência, recrutadores impõem diversos atributos e requisitos para os candidatos, e umas das mais importantes habilidades requeridas é a facilidade de comunicação, saber se expressar de forma clara e precisa. Por mais qualificado que o profissional possa ser, tendo bons atributos estampados em seus currículos, isso pode não significar nada se o mesmo não possuir as habilidades comunicativas exigidas pela empresa. Assim, aqueles que têm dificuldades para se comunicar, como as pessoas que possuem gagueira, não são contratadas e, quando são, muitas vezes, acabam se isolando por ser alvo de preconceito entre os colegas no mercado de trabalho e na sociedade.

Segundo a Associação Brasileira de Gagueira, aproximadamente 1% da população mundial (cerca de 70 milhões de pessoas no mundo) sofrem com este distúrbio. No Brasil são cerca de dois milhões de pessoas com gagueira. Em alguns países a gagueira é considerada como deficiência, porém, no Brasil ela aparece na CID (Classificação Internacional de Doenças), mas não é considerado como doença pela legislação brasileira. No País não há nenhuma lei que ampara o direito da inclusão das pessoas com gagueira no mercado de trabalho.

O preconceito e a discriminação também costumam dificultar bastante a vida das pessoas com este distúrbio no ambiente de trabalho. Este fator pode ser determinante para que um candidato com gagueira seja imediatamente descartado em uma seleção de emprego. A maioria dos recrutadores comete o equívoco de pensar que o candidato tem algum problema psicológico ou que é incapaz de realizar as funções exigidas pelo simples problema na fala. Os mitos sobre essa condição, as piadas baseadas nela e a falta de informação fazem com que o preconceito contra as pessoas com gagueira se torne algo quase aceitável pela sociedade afetando pessoas de todas as idades, regiões, gênero, etc. (ROSA, 2015).

Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar quais os desafios que as pessoas com gagueira enfrentam ao ingressarem no mercado de trabalho e quando já inseridos no ambiente corporativo. Nesta pesquisa se leva em conta as dificuldades que o profissional com gagueira tem ao tentar se inserir no mercado de trabalho. Nesse sentido, o problema que se pretende responder é: quais as dificuldades que esses indivíduos encontram para ingressarem no mercado de trabalho e permanecerem nele?

Quanto à hipótese, esta se refere à busca por oportunidades no mercado de trabalho, uma vez que o profissional com gagueira sofre algum tipo de discriminação em processos seletivos devido à visão equivocada da sociedade em relação à gagueira gerada pela falta de conhecimento sobre o assunto abordado.

Esta pesquisa significará uma grande contribuição ao meio científico, pois há uma ausência de produções cientificas acerca da gagueira e a influência na aceitação do indivíduo com gagueira no mercado de trabalho. Percebe- se a importância de realizar uma pesquisa a fim de desmitificar o senso comum predominante na sociedade, proporcionando conhecimento e uma maior aceitação desses profissionais. Por fim, a pesquisa foi realizada com pessoas que possuem a gagueira, via internet, utilizando-se questionários estruturados referentes ao tema abordado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (612.5 Kb)   docx (212.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com