TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da boa comunicação e liderança dentro da empresa

Artigo: A importância da boa comunicação e liderança dentro da empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Artigo  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo falar de forma sucinta, sobre experiências empreendedoras, baseada em uma historia de sucesso, de um grupo de empresários que residem na cidade de Santo Antônio de Pádua, situado na região noroeste do estado do Rio de Janeiro produtores de rocha ornamentais, sua principal atividade econômica. Onde os envolvidos estavam à procura de soluções para a desarticulação entre as empresas do setor, que ameaçava a sobrevivência do negócio.

Além disso, serão abordados os meios no qual usaram no enfrentamento de seus problemas, mostrando as suas experiências empreendedoras, relacionando com o setor de recursos humanos. Ferramentas como a Psicologia organizacional, Gestão de pessoas, Comunicação, Comportamento, clima e cultura e Ética e responsabilidade social aplicadas de forma objetiva, identifica habilidades, talentos em potencial e transforma os problemas em oportunidades com visão coletiva, fortalecendo suas bases sendo inovadora na rotina de alcançar e superar metas. A história dos empresários se divide em dois momentos notórios, antes com uma crise interna e desordem organizacional e depois com um modelo apresentado

2 DESENVOLVIMENTO

Negligência excessiva traz grandes prejuízos aos grupos empresariais, tanto no que se refere aos prazos dos serviços quanto no aprimoramento dos processos para que fluam de forma mais eficaz. Devido à desorganização dos grupos empresariais e complexidade crescente das organizações, foi necessária uma nova abordagem para superar todas as crises que envolveram o grupo.

Visto em tese o grupo de empresários presenciaram alguns momentos estressantes, devido a forma que inicialmente foi organizada sem nenhum tipo de organograma, para que pode-se ter um fluxo melhor de vista sobre as empresas e seus respectivos cargos. Houve vários fatores entre o grupo, a falta de união, a forma de competitividade entre eles negativamente, desorganização em todos os aspectos. E assim não tiveram a postura correta para lidar com o conflito entre seus colaboradores.

Tiveram uma péssima liderança inicial. Foram evidentes alguns tipos de líderes: o autoritário, o situacional, o emergencial e o democrático, a cada situação houve pontos positivos e negativos a cada conflito. Nos processos de RH foram evidenciados todos (provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoria) que são de extrema importância para com seus colaboradores e assim obter bons resultados. Para se ter resultados positivos e vencer suas eventuais crises futuras deve-se estar atento e fazer no grupo um organograma da empresa, pesquisa de mercado e procurar agir como uma equipe encontrando o ponto principal dos conflitos internos e externos, identificando com antecedência, buscando sempre estarem bem informados.

Houve também uma falha na comunicação entre os empresários envolvidos nesse caso. Com a falta de comunicação muitos problemas foram se acumulando, tornando o diálogo indispensável nesse momento para a solução dos problemas encontrados. Os empreendedores poderiam ter sido mais cuidadosos no que se refere aos trabalhos da empresa, pois assim evitaria prejuízos e desconforto a eles. Havia também a necessidade da qualificação dos profissionais, pois foi a partir dessa que a empresa resolveu os problemas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com