TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da educação ambiental no turismo sustentável

Por:   •  3/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

A importância da educação ambiental no turismo sustentável

Felipe Teixeira

 Lisiane Batista de Mello

RESUMO

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a educação ambiental e seu papel no desenvolvimento do turismo sustentável.

Os profissionais do turismo estão cada vez mais conscientes e engajados, quanto as suas responsabilidades relacionadas aos recursos naturais.

O turismo sustentável é considerado de grande importância, presente nas atividades turísticas em harmonia com o meio ambiente, sua procura está cada vez maior. Dessa forma buscamos como objetivo, refletir sobre o estudo e a grande importância da educação ambiental e turismo sustentável.

Palavras-chave: Educação ambiental; turismo sustentável; ecoturismo.

1. INTRODUÇÃO

A questão ambiental, ganha cada vez mais espaço nas discussões acadêmicas, esta visibilidade por sua vez, é de extrema importância para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação consciente do homem, no que se diz respeito a natureza e os recursos naturais.

Esse desfio, educar passa a adquirir novos significados no processo de construção de uma sociedade sustentável, democrática, participativa e sociavelmente justa, capaz de exercer efetivamente a solidariedade com as gerações presentes e futuras. Esta é uma exigência indispensável para a compreensão do binômio “local global” e para a preservação e conservação dos recursos naturais e socioculturais, patrimônios da humanidade (Medina e Santos, 2001).

Dessa forma, pretendo salientar a importância da educação ambiental como ferramenta para o desenvolvimento do turismo sustentável. Expor e discutir as relações entre turismo e o meio ambiente, e a temática do ecoturismo.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O fenômeno do turismo é um dos tem     as mais importantes da atualidade, nele podemos mencionar numerosos aspectos correlacionados, como: meio ambiente, sustentabilidade, tempo, relevância de fatos históricos, economia, sociedade, cultura e costumes.

Como atividade interdisciplinar, o turismo envolve temas de estudos diversificados, dentre elas a temática ambiental, uma vez que percebemos um grande aumento da demanda de turistas nas áreas consideradas como paraísos naturais.

Para a sociedade a questão ambiental e a consciência sobre essa relação está cada vez mais presente, e a importância deste ato favorecerá o futuro da humanidade.

Analisando mais precisamente entre o turismo e o meio ambiente, Oliveira(2000), faz considerações a respeito do patrimônio turístico natural, apontando que este reúne elementos criados pela natureza, e que ,por suas características , podem ser utilizadas como atração turística. O autor aponta também que as paisagens fazem parte do patrimônio turístico natural.

O turismo sustentável também envolve a tomada de medidas políticas vigorosas baseadas em trocas complexas em nível social, econômico e ambiental. Requer uma visão que abranja um maior tempo e espaço do que aquele que é tradicionalmente usado para planejar e tomar decisões relacionadas com a comunidade(Oliveira, 2000, p.140).

Turismo é um elaborado e completo processo de decisão sobre o que visitar, onde, como e a que preço. Neste processo intervêm inúmeros fatores de realização pessoal e social, de natureza emocional, econômico, cultural, ecológica e cientifica que ditam a escolha dos destinos, a permanência, os meios de transporte e o alojamento, bem como o objetivo da viagem em si para a fruição tanto material como subjetiva de sonhos, desejos, de imaginação projetiva, de enriquecimento existencial histórico-humanístico, profissional, de expansão de negócios(Beni, 2003, p.8).

Quem faz turismo não se torna guia de turismo. O guia de turismo é um profissional que faz o curso técnico de guia com 900h /aula concluídas em um período de 10 a 12 meses e seu trabalho pode ser resumido em guiar grupos de pessoas e elaborar roteiros. Por outro lado, o turismólogo é a pessoa que deverá descobrir novas oportunidades de turismo, planejar os destinos turísticos para receber os turistas, estudar os impactos ambientais causados pela atividade de lutar pela boa relação entre visitante e visitado, entre outras coisas. Ele é um administrador da atividade. É alguém que pensa e executa o turismo(Panoso Netto, 2003,p.24).

Sustentabilidade é o desejo manifesto nas ações da sociedade em suas reivindicações e parcerias com os governos. Sustentabilidade não se afirma como resultado, mas sim, como processo de transformação social(Russo, 2003).

Candito(2003),define turismo sustentável como uma forma de lazer harmoniosa, fundamentada na valorização das populações nativas e no respeito ao meio ambiente.

Estudos poderão dar apoio ás reflexões e síntese desse tema, buscando soluções para o momento e período em que vivemos para um futuro mais próspero economicamente, porém mais justo, mais seguro, mais harmonioso(Rampazzo,1997,p.159)

Ecoturismo é um segmento do turismo que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural. Tem como prática, atividades de lazer, educacionais e esportivas. Incentiva a conservação do local e busca desenvolver a consciência ambiental dos seus praticantes, por meio da percepção e integração com o ambiente e comunidade local, desenvolvendo e preservando o destino e promovendo o bem-estar destas populações.

Podemos perceber que atualmente que, o ecoturismo é a porta de entrada de práticas sustentáveis no setor turístico, sendo o líder deste segmento do turismo.  É muito importante ter em mente a diferença entre ecoturismo e turismo sustentável. Sobre isso, a Organização Mundial do Turismo-OMT e o programa das Nações Unidas para o meio ambiente-PNUMA referem-se ao ecoturismo como um segmento do turismo, enquanto os princípios que se almejam para o turismo sustentável são aplicáveis e devem servir de premissa para todos os tipos de turismo em quaisquer destinos.

Para a sociedade a questão ambiental está cada vez mais presente, utilizar de forma sustentável os recursos naturais é de extrema importância para o futuro da humanidade. Neste caminho a educação ambiental aliada as práticas de turismo sustentável, contribuem para o desenvolvimento das regiões com atrativos turísticos

Analisando mais precisamente entre o turismo e o meio ambiente, Oliveira (2000) faz considerações a respeito do patrimônio turístico natural, apontado que este reúne elementos criados pela natureza, e que, por suas características, podem ser utilizadas como atração turística. O autor também aponta que as paisagens fazem parte do patrimônio turístico natural, são atrações únicas e por isso exigem grandes esforços para mantê-los preservados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com