TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente - Curso de guia de Turismo Nacional e América Latina

Por:   •  8/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

Enchentes

Um dos principais problemas ambientais que o Brasil enfrenta são as enchentes, elas ocorrem no país todo, principalmente no Sudeste, onde se encontram os maiores centros urbanos.

A região Sudeste possui um clima subtropical e tropical nas faixas litorâneas, com estações de chuva e seca bem definidas, com isso no verão é a época que vemos os maiores estragos causados pelas enchentes.

Todo ano milhares de famílias perdem suas casas e pertences, além disso, muitas pessoas ficam doentes por contaminação pelo contato com a água suja ou morrem arrastados nas enxurradas. O que mostra que este não é um problema só ambiental, mas também social e de saúde pública.

A causa das enchentes se dá devido a diversos fatores, os principais estão relacionados a ação antrópica, por isso é mais comum nas grandes cidades que tiveram um crescimento desordenado com falta de planejamento. A retificação dos rios, tornando-os mais lentos, quase parados, a pavimentação com asfalto que não deixa espaço com terra para que a água seja absorvida, e a grande quantidade de lixo que se encontra nas ruas entupindo bueiros e indo parar nos rios são os principais motivos para a ocorrência das alagações

Quem não mora nos centros urbanos, pode enfrentar inundações por morar próximo aos rios e em épocas de cheia a água invadir suas casas, ou também por assoreamento do rio que é um acumulo de sedimentos causados principalmente pelo desmatamento da mata ciliar que o deixa mais raso.

Todo esse cenário pode prejudicar muito o turismo na cidade, pois o medo de enfrentar as enchentes, ficar presos nos engarrafamentos nos dias de chuva, ou correr o risco de pegar alguma doença, faz com que muitas pessoas deixam de visitar estas cidades em determinadas épocas ou de participar de algum evento, sem contar que ver a cidade com toda aquela sujeira e caos nos noticiários não é nem um pouco atraente para os turistas.

Seca

A região que mais sofre com o problema da seca no Brasil é a nordeste com o pior índice de desenvolvimento Humano do país a região é conhecida pela beleza de suas praias e recebe turistas de diversas partes do mundo. Mas na região do sertão nordestino o cenário é bem diferente, com um clima semi-árido, o índice pluviométrico é baixíssima devido a massas de ar e ao relevo que formam barreiras para a penetração de massas de ar úmidas provenientes do Oceano Atlântico.

A longa estiagem provoca uma série de prejuízos aos agricultores, como perda de plantações e animais, causando muita pobreza e fome para os moradores dessas regiões.

Com toda a pobreza, é difícil desenvolver uma infra-estrutura adequada para o turismo, porém algumas regiões que já são turísticas, passam por períodos estiagem e também acabam sofrendo com a falta de chuva.  regiões, em determinadas épocas do ano, locais que possuem lagoas, cachoeiras, rios e represas acabam perdendo alguns de seus atrativos ou a belezas dos mesmos, pois tem a paisagem descaracterizada pela falta de água, o que prejudica muito o turismo, já que a procura diminui nestas situações. Além de modificar os atrativos, a seca também causa o desconforto de falta de água para banho e muitas vezes até para o consumo dependendo do racionamento de água em determinados momentos.

Desmatamento

O desmatamento é um problema seríssimo que infelizmente ocorre em todo território brasileiro, mas o que mais nos preocupa é o desmatamento da Amazônia que fica na região norte do País.

A floresta Amazônica já perdeu mais de 10% da sua extensão original, cerca de 150 campos de futebol são desmatados por hora, e já foram mais de 26 espécies extintas. Esse cenário está longe de ser revertido, pois a fiscalização não funciona, o poder público não dá a importância que deveria e para piorar as novas mudanças do código florestal só reforça esta tragédia.

Infelizmente esta devastação não ocorre só na Floresta Amazônica, a Mata Atlântica que se estende pelo litoral do Brasil, foi o primeiro bioma a ser desmatado e hoje só restam 7% da sua cobertura original. O cerrado também se encontra em situação de alerta com um processo de desmatamento acelerado, sendo maior até mesmo que o da Amazônia, restando apenas menos de 48% da vegetação original.

As principais causas do desmatamento são a agricultura e pecuária extensiva, extração ilegal de madeira, queimadas criminosas ou naturais e extração mineral. Suas consequências são diversas como a desertificação do solo, assoreamento dos rios, deslizamentos de terra e erosão, atropelamentos de animais que vão parar nas rodovias, além de situações em que muitos animais silvestres vão parar nas cidades ou fazendas em busca de abrigo ou alimentação.

 O turismo pode ser afetado por todas estas condições citadas acima, porém a descaracterização da paisagem e a redução da biodiversidade de espécies vegetais e animais, são as consequências que mais atrapalham as atividades turísticas. Ninguém quer viajar e ver rios poluídos, carcaças de animais, lagos secos ou tocos das árvores cortadas.

Muitos turistas veem para o Brasil para conhecer a fauna endêmica daqui, é o caso do turismo de observação de aves que atrai milhares de pessoas do mundo inteiro para apreciar a beleza das aves brasileiras, se houver uma redução significativa da diversidade de aves em algumas regiões por conta do desmatamento, pode afetar este segmento turístico. Este é um dos exemplos, mas temos várias situações em que isso pode acontecer, se não tem árvores, não tem alimento ou abrigo para os animais e isto vai criando um efeito em cadeia.

Desertificação

A desertificação é o processo de empobrecimento e degradação do solo, que acontece nas zonas áridas, semi áridas e sub-úmidas. Os solos perdem umidade, começando a ficar estéril, sem nutrientes e perde sua capacidade de fazer nascer qualquer tipo de vegetação.

No Brasil este fenômeno ocorre principalmente na região Nordeste, norte de Minas Gerais e Mato Grosso e cerrado tocantinense, onde o índice de chuva é baixo e o nível de evaporação é maior do que o nível de precipitação.na região Sul acontece um processo parecido em que a retirada da vegetação deixa o solo exposto, e com as chuvas esta fina camada de nutrientes do solo é "lavada".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com