TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da gestão de pessoas na área de eventos, no trabalho e na vida

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A importância da gestão de pessoas na área de eventos, no trabalho e na vida.

Quando falamos de gestão de pessoas, envolvemos todos os seres humanos de todas as áreas, seja ela: profissional, familiar ou religiosa. Dentre muitos desafios encontrados no decorrer de toda nossa vida, em algum momento nos descobriremos em função de gerenciar algo que  foi colocado em nossa responsabilidade.

Portando a aptidão na Gestão de pessoas, permitirá enfrentar alguns desafios com as diferentes personalidades, classes sociais, culturais, sexo  e muitas outras, agindo com equidade em todas as situações que irão sendo apresentadas. Mesmo em contato com diversos problemas, desenvolver estrutura para elimina-los sendo flexível, fazendo uso correto do  poder e autoridade, respeitando opiniões, implantando seu pensamento (sendo modelo de gestão para os geridos), diferenciar entre ouvir e escutar (sentir), agir conforme seu discurso (coerência) ser transparente, etc.

Na área de Eventos, a Gestão de Pessoas é importante porque contribui para a melhoria do desempenho dos profissionais que ocupam cargos de liderança. Ter uma equipe de funcionários satisfeitos, felizes e motivados trás  trazer benefícios a empresa, que terá melhores resultados.

Administrar uma equipe com qualidade diferencia a empresa dos seus concorrentes. Ao escolher as pessoas certas para exercer cada função, o empreendimento torna-se mais produtivo, capazes de alavancar os negócios positivamente. Por isso, uma boa gestão de pessoas é indispensável para o sucesso de um evento.

        “As pessoas Representam o maior recurso de produção. São as pessoas que podem gerar diferencial competitivo entre as empresas. Pessoa é igual Patrimônio estratégico de negócios. Software, eu compro. Equipamentos são adquiridos. Pessoas, não se copia não se compra. O bom líder tem que desenvolver, potencializar, valorizar, reconhecer e conquistar.”

Analogia comparando um corpo humano a uma empresa de eventos

[pic 1]

Corpo complexo  Empresa   Evento

Cérebro Dono Inteligência competitiva

Olhos e Boca  Marketing

Pulmões    Recursos Humanos

Coração   Finanças

Aparelho digestivo Produção  Resíduos

Órgão sexual    Laser, Bem estar

1 – A área de Gestão de pessoas

Desde a época da escravidão, a função do Departamento Pessoal já existia. As atividades eram dadas a uma pessoa de confiança,. Agora chamado de RH, o departamento pessoal, na prática, desenvolve projetos de motivação, bem-estar e treinamento dos colaboradores.

No passado 1920 o Departamento  Pessoal chamado de DP tinha a função de cuidar da admissão e demissão de funcionários, como também das folhas de pagamento, férias, enfim,  toda a parte  burocrática da empresa. Priorizava lucros, tinha os empregados com ferramentas. Baseado na teoria de Taylor.

Com tudo em 1930 esse departamento se ampliou tendo  o setor de Recursos Humanos, chamado de RH que cuida da valorização do funcionário, treinamento e desenvolvimento, valorizando e motivando seus colaboradores,  recrutando analisando o perfil do funcionário a ser contratado  através de entrevista. Essa área  surgiu através  de uma pesquisa, “Hawthorne” realizada por Elton Mayo. Hoje é ainda a forma de administração usada na maioria das  empresas.

A administração continua em  constante evolução  e percebemos hoje, empresas que já incorporaram outros modelos de  gestão como a “Gestão do Conhecimento”. Com a competitividade vivida pelas organizações, é exigido cada vez mais flexibilidade, qualificação e inovação. Então a  gestão do conhecimento se tornou um diferencial estratégico para o desenvolvimento de uma empresa, tendo hoje o conhecimento  como um capital.  Empresas vêm utilizando desse modelo como ferramenta de crescimento que é nutrido pela inovação continua.

2 – Evoluções do mundo do trabalho

 1ª onda -  Revolução Agrícola: 

Caracterizou-se pelas atividades no setor rural.  É a exploração do setor primário da Economia, com o homem e sua família  satisfazendo necessidades essenciais (trabalho, lazer, informação, convívio...). O trabalho artesanal, com experiências empíricas  onde o capital era a terra e o modelo era  Gestão Familiar

 2ª onda – Revolução Industrial: 

Surge então o capitalismo, o trabalho então era a forma de gerar capital, porem a poder ficava centralizado nas mãos dos empresários.  Com  a Revolução Industrial  havia necessidade de uma produção em massa, que focava a padronização e ênfase nas tarefas,  trabalho eficiente e eficaz. Uma produção  massiva era cobrada tornando os trabalhadores em maquinas humanas que eram sujeitos a um modelo de gestão opressora, com visão nos lucros sem poupar o ser humano, com punições e ameaças, fazendo uso do poder como encarregado e recompensando a produtividade. Taylor cria a Gestão Científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (359.1 Kb)   docx (240.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com