TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura

Por:   •  1/6/2017  •  Resenha  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

        

ANTONIO RODRIGUES JUNIOR

Acadêmico

ME. KERCYA NARA FELIPE DE CASTRO

Docente

DISCIPLINA:

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO

QUIXADÁ – CE

2017

OBRA ANALISADA:

SANTOS, Silmara de Jesus Bignardi dos (2007). A importância da leitura no ensino superior. In: Anais do16º COLE- Congresso de Leitura do Brasil. Campinas. Unicamp.

CREDENCIAIS DO AUTOR(A)

Silmara de Jesus Bignardi dos Santos é mestre em educação pela PUC-Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2003), possui graduação em letras pela UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas(1986), graduação em pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo(1997), especialização em metodologia e didática do ensino superior pela Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga(1994).

Atualmente é supervisora de ensino na diretoria regional de Pirassununga- secretaria de estado de educação e professora do Centro Universitário Anhanguera - UNIFIAN. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática docente, alfabetização, leitura e produção de texto, aprendizagem e ensino superior.

           OBJETIVO DO AUTOR

O objetivo da autora na presente obra, é enfatizar a importância da leitura no nível superior que ainda é um problema dos dias atuais, buscando destacar o que os pesquisadores têm ressaltado sobre as práticas do ensino da leitura, tentando deixar claro que além dos conhecimentos específicos de uma certa disciplina, também é necessário ter um embasamento teórico sobre o ensino da leitura para poder colocá-las em pratica, examinando habilidades e novas formas estratégicas para que esse processo ocorra de forma esclarecedora.

A obra é dividida com os pontos principais dessa problematização que envolve o mundo da leitura, colocando em pauta as falhas de aprendizagem no quesito de compreensão e criticidade que são os fatores mais cobrados e que por maioria das vezes é a pedra no sapatos de muitos acadêmicos.

O artigo é de suma importância para analisarmos o quão é benéfica a leitura nas nossas vidas pessoal e profissional, dando mais interesse aos ingressos no nível superior, dizendo formas de melhorar suas práticas com relação a leitura e a relevância que o professor precisar ter para com o aluno em tentar ajudá-lo.

           IDEIAS CENTRAIS DA OBRA

Todo o conteúdo abordado pela escritora acima, está voltado a suma importância da leitura e o seu papel em todo âmbito educacional, mas exclusivamente no ensino superior, pois neste passo que o cidadão se insere, o mesmo terá que ter todo domínio de criticidade para que possa ser um profissional diferenciado.

Também é relevante como o texto aborda a precariedade que existe da leitura no ensino superior. Inclusive quando cita o trecho de kleiman (1989) onde ela borda que apesar do ser humano saber ler e ter o conhecimento linguístico, textual e o conhecimento de mundo, ainda precisa formular, ter criticidade segura do que se le. E isso é muita das vezes uma pobreza no ensino superior, nos deparamos com uma realidade assim.

Por conseguinte ela ainda assegura que um leitor assíduo e crítico, passa por uma “formulação de objetivos prévios a leitura e a elaboração de hipóteses”, ou seja, em outras palavras afirma que esse processo de formulação ocorre basicamente ao longo do processo curricular do leitor, ou seja, tudo ocorre através do ensino-aprendizagem, o que é um completo de leitura, reflexão e ação.

Dentro do discurso inserido, aborda-se vários escritores cujo apresentam o mesmo foco da discussão, que é a leitura e sua importância, onde chegam a conclusão que no ensino superior o leitor deve estar com a bagagem completa, onde ele já é basicamente o construtor do “aprender a aprender”. Pois só assim o indivíduo é o ser transformador e que cada vez mais percebemos que quanto mais se lê, mais se conhece, se sabe, não para de buscar conhecimentos e isso se faz abrir horizontes, assim a leitura para o mesmo é um ramo vicioso e acima de tudo prazeroso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com