TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de recrutar e recrutar pessoal para a organização

Trabalho acadêmico: A importância de recrutar e recrutar pessoal para a organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.960 Palavras (12 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 12

1 _ INTRODUÇÃO

O Recrutamento e Seleção de Pessoal são essenciais para uma organização. O recrutamento tem a função de controlar os talentos de acordo com as necessidades. O Recrutamento é uma forma de localizar candidatos qualificados e com potencial para vaga em aberto na empresa, como principal desafio tem a agregação de valores e organização. O Recrutamento tem sua eficácia , quando consegue atrair vários candidatos em busca do processo, por isso que é o processo é de extrema importância na face inicial para o preenchimento da vaga e é formado por um conjunto de procedimento com finalidade de atrair candidatos potencialmente qualificados para o cargo dentro da organização.

Selecionar é diferenciar os melhores entre os identificados. A seleção de pessoas vem logo depois do recrutamento, sendo uma atividade de escolha, de opção e decisão, de filtragem de entrada e de classificação. Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoas que melhor alcançaram os critérios de seleção pra uma organização a posição disponível, considerando as atuais condições do mercado.

Por ter grande complexidade o recrutamento e seleção devem ser praticados por pessoas altamente qualificadas e instruídas profissionalmente, para que seja evitado conseqüências desastrosa para a empresa.

O recrutamento e seleção têm o propósito de preencher vagas através da competição e concorrência entre pessoas, que devem acrescentar diferenciais e valor de qualidade, visando buscar candidatos qualificados e selecioná-los para dentro das empresas com o auxilio de técnicos de recursos humanos.

Hoje em dia o recrutamento é muito mais complicado, não busca apenas entrevistar e verificar informações do candidato, as empresas estão muito mais criteriosas e exigentes na hora da contratação. A empresa hoje, não apenas considera a experiência profissional, os candidatos são analisados pela sua competência, talento, habilidades e atitudes especificas as necessidades da empresa.

O recrutamento deve ser realizado através de um conjunto de elementos, buscando características pessoais e aspectos de personalidade dos candidatos a fim de facilitar o processo, quem escolhe esses candidatos são os administradores que devem seguir as regras de um recrutamento adequado para que a empresa alcance um ótimo desempenho.

É importante analisar as várias formas de recrutamento: interno, externo e misto. O propósito do recrutamento é conseguir um grupo de candidatos suficientemente grande para que a organização possa selecionar os empregados qualificados de que precisa (STONER & FREEMAN, 1994).

O processo de seleção deve ser bem planejado, para que não ocorram erros que venham a prejudicar o bom andamento da empresa. O processo de seleção deve buscar o perfil necessário que se adéqüe as necessidades da empresa, os candidatos devem ser pessoas competentes e dedicadas, devem buscar o desenvolvimento de qualidade eficaz.

2. Desenvolvimento

Para se compreender o trabalho e suas relações com o homem e a sociedade, inclusive o mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos, devemos analisar como o conceito de trabalho chegou a sua fase atual. No passado, o homem trabalhava para produzir o que consumia, seja em roupas, alimentos ou moradia. Tudo era produzido a partir da terra. Assim, se o indivíduo necessitasse de alimentos, precisava buscá-lo e prepará-lo para depois os ingerir; se necessitasse de moradia, ele próprio encontrava e preparava o local que lhe fosse mais apropriado. Com o desenvolvimento e o aprimoramento da sociedade, começou a surgir a propriedade privada. Com isso, os indivíduos mais fortes se apropriaram das terras, deixando os mais fracos sem possibilidades de realizar trabalho, pois não havia terras, onde ele podia ser executado. A partir dai o trabalho, para os não detentores dos meios de produção, deixa de ser uma forma de transformação da natureza, para assumir o papel de forma de aquisição de recursos para subsistência, pois através da venda de sua força de trabalho, o indivíduo poderia obter um pagamento mensal em moeda - o chamado salário - necessário para realizar trocas por mercadorias, alimentos, habitação, entre outros, garantindo sua subsistência.

O mercado de recursos humanos consiste na quantidade de indivíduos, que estão sujeitos a vender sua força de trabalho, sendo aptos a realizar algum tipo de serviço. Já o mercado de trabalho, consiste no número de vagas disponíveis para serem ocupadas pelos trabalhadores que queiram vender sua força de trabalho. Atualmente, com o processo de reestruturação produtiva, que consiste na utilização de técnicas, que objetivem a reestruturação das organizações, tem-se verificado um novo conjunto de mudanças significativas, na forma como se organiza o mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos (LEMOS, 2004).

Estas mudanças têm criado um cenário de crescimento dos indicadores de desemprego aberto e a precarização do emprego, afetando, inclusive, a forma como as pessoas gerenciam suas trajetórias profissionais.

O trabalho humano está sendo sistematicamente eliminado do processo de produção. Os lideres empresariais e os economistas dizem que o número crescente do desemprego representa “ajustes” de curto prazo às poderosas forças impulsionadas pelo mercado, que estão trazendo transformações no modo de vida do homem e impulsionando a economia global rumo a Terceira Revolução Industrial (RIFKIN, 1995).

Para Chiavenato (2004), o objeto do mercado de trabalho consiste, nas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações, em determinado lugar e em determinada época. Assim, o mercado de trabalho abrange ofertas e procuras, ou seja, disponibilidade e demanda de empregos, respectivamente. Esse autor diz ainda, que existem duas situações opostas: uma situação de oferta de empregos (vagas oferecidas) e uma situação de procura de empregos (vagas procuradas), sendo que uma posição mediana denotaria uma situação de equilíbrio entre duas forças de mercado.

A concorrência é a principal característica do mercado de trabalho. O número de ofertas no mercado de trabalho é bem mais reduzido que a demanda, causando uma concorrência entre os indivíduos que procuram por uma vaga. A concorrência torna a busca por uma vaga no mercado muito estressante, podendo prejudicar a saúde, a moral e a auto-estima do trabalhador, alterando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com