TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategias Para Recrutar E Selecionar

Dissertações: Estrategias Para Recrutar E Selecionar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

DESENHO DE CARGO: O Serviço de Recrutamento e Seleção começa necessariamente pelo desenho do cargo que representa a vaga a ser divulgada. Nessa etapa a empresa contratante elege um representante para gerenciar o processo de recrutamento e seleção e nós o ajudamos a desenhar este cargo. Esse representante será nosso link com a empresa – é a ele que nos reportaremos quanto às etapas do processo e os candidatos selecionados desde a primeira até a última etapa do processo.

DIVULGAÇÃO DA VAGA: O objetivo dessa etapa é promover a vaga, no entanto, é importante observar que as ações de divulgação devem ser direcionadas de modo a despertar o interesse apenas de profissionais que efetivamente podem preencher a vaga. Pessoas buscando colocação profissional muitas vezes se submetem a processos seletivos que não condizem com seu perfil. Receber muitos currículos fora do perfil atrapalha e retarda o processo de recrutamento e seleção, daí a importância de uma divulgação bem direcionada. A Okey utiliza sua expertise na área de comunicação para projetar ações não convencionais e realmente eficazes para encontrar as pessoas certas para as vagas sobre sua administração.

TRIAGEM DE CURRÍCULOS: Essa etapa consiste na comparação entre os requisitos do cargo e as características apontadas nos currículos dos profissionais que se submeteram ao processo de seleção. É uma etapa eminentemente pragmática que visa selecionar os candidatos que deverão passar para etapa de testes.

TESTES PSICOLÓGICOS: Os testes psicológicos determinam o perfil psicológico dos candidatos que passaram pela triagem de currículos, tento o objetivo específico de investigar aspectos específicos da psiquê dos candidatos. Uma bateria de testes padrão contempla testes de inteligência, atenção e personalidade.

TESTES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Determinadas vagas exigem conhecimentos técnicos específicos, os quais o candidato precisa comprovar durante o processo de seleção. Quando é esse o caso, tais testes devem ser desenvolvidos pela empresa contratante e aplicados pela nossa equipe de consultores. Resultados negativos em testes de conhecimentos específicos podem desqualificar um candidato, dependendo do tempo que a empresa contratante poderá dedicar à sua capacitação.

ENTREVISTA PSICOLÓGICA: A entrevista individual é a oportunidade que o psicólogo responsável pelo processo de seleção tem de investigar pessoalmente determinados aspectos do perfil do candidato, ratificando os resultados dos testes realizados. As entrevistas da Okey são preparadas especificamente para cada vaga sob nossa administração, com o objetivo de tirar o máximo de informações e percepções sobre os candidatos, registrando aspectos positivos e negativos que poderão ser decisivos no processo de seleção.

DINÂMICAS: Para algumas vagas é interessante submeter os candidatos pré-selecionados nas etapas anteriores à dinâmicas de grupo. O objetivo é reunir os candidatos em um clima propositadamente descontraído que incentive o afloramento de suas personalidades. São realizados jogos especialmente desenvolvidos para análise de aspectos como: atitude, postura, linguajar, estilo de relacionamento interpessoal, personalidade, interesse e comprometimento. Para cargos de confiança, que exigem forte perfil de liderança ou demandam boa desenvoltura no quesito relacionamento interpessoal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com