TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do RH estratégico em uma organização

Por:   •  13/3/2017  •  Dissertação  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Sandra de Moura Paula - 2029653

Professora: Danielle Almeida

Turma: EGN212-52/1 – Gestão de Pessoas I

Data: 08 de março de 2017

Tema do trabalho: “A importância do RH estratégico em uma organização”

        O desempenho de uma organização está diretamente ligado à gestão das pessoas que a compõem. Indivíduos motivados e informados acerca dos objetivos da organização tendem a apresentar melhores rendimentos no trabalho. Ao contrário, pessoas que desconheçam ou não se interessem pelas atividades da organização invariavelmente a prejudicarão, e os resultados serão frequentemente abaixo do esperado. Consequentemente, o recrutamento adequado de pessoal, estrategicamente vinculado, é crucial na estrutura de uma organização.

        Os responsáveis pelos recursos humanos de uma organização devem estar sintonizados às decisões da direção, bem como devem estar atentos aos princípios e valores que a organização estabelece como referência. Devem conhecer bem as prioridades, o tipo de profissional (perfil) e o que se espera dele. Uma gestão de recursos humanos alheia à realidade da organização recrutará pessoal inadequado, aumentando a rotatividade e, consequentemente, o tempo de aprendizado. Enfim, a organização que não possua um RH estratégico será fatalmente menos eficiente.

        Ao mesmo tempo, o processo de seleção deve ser capaz de aferir as principais características desejadas no candidato. É insuficiente que o responsável pelo recrutamento conheça bem a empresa, se não estiver capacitado para elaborar um processo seletivo que examine a fundo o perfil dos interessados pela vaga. A tarefa do recrutador é identificar, com o máximo de fidedignidade possível, características consideradas relevantes, seja positiva ou negativamente, para a decisão de contratação. Para tanto, devem-se preferir métodos criados especificamente para as vagas em questão, em detrimento de fórmulas prontas e genéricas ou empregadas em outra parte.

        À luz disso, verifica-se que a gestão de recursos humanos, definitivamente, cumpre função essencial na vida de uma organização. Não se espera que o RH engaje funcionários imbuídos com a cultura da empresa desde o início, mas sim que os recém-contratados sejam permeáveis à introdução das novas ideias, dos valores e objetivos professados pela organização onde irão realizar as suas tarefas. Daí que um RH estratégico, à medida que contribui com a eficiência organizacional, tem papel relevante na estrutura das organizações contemporâneas.

Bibliografia:

RH estratégico segundo Chiavenato – Solides. Disponível em: http://www.solides.com.br/rh-estrategico-segundo-chiavenato/. Acesso em: 07 mar. 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com