TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do empreendedorismo

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

A importância de empreender

Compreender o conceito do empreendedorismo, qual sua importância no processo de criação e inovação para as empresas, é fundamental para estabelecer as etapas para gerar e manter a sustentação e rentabilidade do negócio ao longo do tempo de um empreendimento.

O surgimento dos primeiros empreendedores no Brasil deu-se na década de 90, a partir da abertura da economia, a globalização e as novas tecnologias. Neste momento, “[...] entidades como Sebrae e a Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas” (SEBRAE, 2015, p. 25). A participação do Sebrae é fundamental no cenário econômico, prestando suporte empresarial e cursos diferenciados de capacitação, principalmente, para micro e pequenas Empresas – MPE’s. No Brasil há 4,5 milhões de micro e pequenas empresas (98,3% do total de empresas), que asseguram 60% do total de empregos privados. Para Dolabela (2008, p. 87) “[...] as demissões de funcionários fecham as oportunidades principalmente para os empregados não qualificados”. Logo vêm as MPE’s que ainda não são tão rigorosas no quesito funcionários qualificados e dão essa oportunidade de emprego para essas pessoas”.

Para se abrir um negócio é necessário ter todo um planejamento bem elaborado e conciso antes de iniciar a abertura de um negócio. Isso deverá acontecer com precisão através de uma ferramenta de gerenciamento – denominada de plano de negócios – PN, que o conduzirá corretamente a constituição do seu empreendimento, desde o nascimento até sua efetivação e, principalmente, na continuidade e manutenção do negócio dentro do mercado (business plan). Além de analisar os riscos; firmar parcerias e buscar apoio financeiro. Pois, sem uma avaliação e uma clara compreensão da decisão não é interessante seguir adiante com a ideia de empreender.

Um estudo do mercado pode indicar quais as oportunidades e quais os riscos do negócio. Todos os empreendimentos envolvem incertezas, mas um estudo de viabilidade financeira e mercadológica é uma boa maneira de se assegurar para o futuro, pois estas mostram quais são os investimentos realizados e quais serão os retornos, observando-se uma previsão de vendas e de produtos/serviços que sejam bem maiores do que as receitas ao longo dos primeiros meses de vida do empreendimento.

Uma ferramenta de grande importância é o estudo da pesquisa de mercado ou pesquisa de marketing. Trata-se dos dados que serão levantados e de uma investigação aprofundada destes (no momento da compra de matérias-primas ou mercadorias) e ações que poderão interferir positiva ou negativamente no seu negócio. A pesquisa de marketing auxilia o empreendedor no momento da compra, a fim de obter melhores resultados nos seus investimentos.

Nesse contexto, não poderemos deixar de lado o ator primordial para o sucesso de qualquer empreendimento que é, sem dúvida nenhuma, o cliente; Precisamos entender o que cria e tem valor para o cliente; como devemos superar suas expectativas e criar fidelização. Pois o cliente é o principal fornecedor de valor a empresa.

Um dos elementos para fazer com que uma empresa cresça e se destaque no seu negócio, em meio a tanta concorrência, é cultivar novas ideias e atitudes inovadoras em sua cultura organizacional.  É aí que entra o papel do colaborador intraempreendedor, o que pratica esse tipo de gestão empreendedora dentro dos limites na organização.  O intraempreendedor já possui, em si, de forma intrínseca, a pretensão de fazer o diferencial dentro do ambiente de trabalho. Esses indivíduos são cada vez mais procurados pelas grandes empresas e ocupam cargos nos mais altos escalões da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com