TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do empreendedorismo na estratégia de negócios

Por:   •  3/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ISMAEL CARVALHO FERREIRA

A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

ARACAJU-SE

2017.1

ISMAEL CARVALHO FERREIRA

A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

Texto dissertativo apresentado como requisito obrigatório de avaliação da disciplina Empreendedorismo, ministrada pela Prof. Isabel Cristina Barreto Andrade, do curso de Engenharia de Produção, no primeiro semestre de 2017.

ARACAJU-SE

2017.1

A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

O crescimento da competitividade no ambiente empresarial exige cada vez mais estratégias de negócios que possibilitem as empresas se destacarem no mercado, tendo como aliado o empreendedorismo. O empreendedorismo tende a visualizar oportunidades de negócios e a busca por inovações, segundo Dornelas (2008), o empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar novas oportunidades de negócio, com o foco em inovação e criação de valor. Ele não é um tema novo, surgiu desde a sua primeira ação do homem primitivo. Começou a ser desenvolvido na década de 90 no Brasil e vem crescendo continuamente desde aquela época.

O empreendedor deve ter percepção para aproveitar as oportunidades, buscar inovação e criatividade, além de gostar do que faz. Existem diversas características que são fundamentais em um empreendedor, dentre elas destaca-se: autoconfiança, comprometimento, persistência, capacidade de planejamento, rede de contatos etc. Além disso, deve ter a capacidade de tomar decisões corretas na hora exata, buscar a informação e escolher as alternativas mais viáveis para solucionar problemas.

Atualmente, o mundo dos negócios está em constate mudanças e incertezas, para enfrenta-las, o empreendedorismo vem sendo utilizado como estratégia de negócios, explorando oportunidades, satisfazendo necessidades de clientes de forma criativa e inovadora e, desta forma, assumindo riscos calculados. Desde os primórdios, as estratégias sempre estiveram relacionadas à ciência militar, muito utilizada em guerras do exército, na conquista de territórios. As organizações iniciaram a utilização de estratégias para obter vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, além de identificar oportunidades e ameaças no ambiente operacional.

O empreendedorismo como estratégia de negócios proporciona benefícios como: agilidade na tomada de decisão, aprimorar tecnologias, oportunidades em negociações etc. Desempenha um papel importante no planejamento, quanto a aquisições, levando em consideração metas presentes e as que foram traçadas para o futuro. Portanto, o empreendedorismo orienta e guia o proprietário na condução das metas da empresa, promovendo maiores oportunidades e crescimento, sendo assim, uma importante ferramenta estratégica no rumo dos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com