TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do marketing no e-commerce

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.180 Palavras (13 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO E-COMMERCE

INTRODUÇÃO:

O “e-commerce” como é conhecido no Brasil, teve seu início na década de 90 quando foram criados os primeiros sites na internet com o objetivo de realizar transações comerciais. Como todo início de um novo conceito, as transações com o e-commerce ainda eram bem pequenas. Mas com a mudança no perfil do mercado mundial, não demorou muito para que este novo conceito de compra e venda se tornasse a maior e mais volumosa maneira de comercializar produtos ou serviços.

Segundo Fagundes (2009) O comércio eletrônico através da internet é o ramo de atividade econômica que mais cresce no mundo. As jovens empresas que ingressam no comércio on-line têm atraído o maior número de investidores do mercado de ações, aumentando o valor de mercado de forma alucinante.

Através das ações do marketing, empresas do mundo inteiro aderiram a este comércio virtual e cada vez mais e mais pessoas obtiveram acesso tanto a computadores como a conectividade com rede mundial, a internet. Foram essas ações e outras variáveis que fizeram com que o e-commerce chegasse onde chegou e conquistasse cada vez mais clientes no mundo inteiro.

Com o passar dos anos mudanças tiveram que ser realizadas nas empresas para que pudesse atender a grande demanda crescente do público que aderiu a essa nova maneira de comprar e uma das mudanças mais significativas foram com respeito à logística de entrega. Clientes locais, regionais e até mesmo internacionais passaram a fazer suas compras de toda parte do mundo.

No decorrer dos anos várias formas de comercializar pela internet foram sendo criadas para atender e interligar diferentes agentes, como é o caso do e-business, o e-boleto, o e-marketing e o próprio e-commerce.

Todas essas ferramentas foram desenvolvidas para estreitar o relacionamento empresa-cliente, mesmo se tratando de transações entre agentes que se encontravam geograficamente distantes um do outro. E qual seria a importância do Marketing no comércio eletrônico?

Segundo Limeira (2009) marketing eletrônico é o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos, como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida.

O marketing eletrônico é uma promessa de crescimento nos próximos anos e muitos autores já o colocam como sendo uma estratégia competitiva que muito em breve será adotada pelas empresas.

Mediante este modelo percebemos hoje que o modelo de boca-a-boca pela internet vem crescendo bastante, isto e uma forma de publicidade mais confiável para os consumidores. A internet hoje influência o comportamento de compra, e essa influência pode ser determinada para o sucesso da marca no meio virtual. É por isso que o papel do marketing no meio virtual tem uma função vital para qualquer tipo de empresa. A famosa frase “quem e visto não é lembrado” é considerada um exemplo para o marketing. Se a empresa quer colocar seu produto como uma referência no mercado ela deve divulga-lo, e a internet hoje e uma das maiores ferramentas para este novo modelo

O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância do e-commerce nas organizações, tendo como objetivos específicos: Compreender os fatores que fizeram do e-commerce um sucesso mundial, relacionar as oportunidades e desafios que envolvem as relações comerciais que atuam neste setor, listar estratégias para se consolidar no e-commerce.  

 Através deste artigo, o tema e-commerce será abordado qual a importância do marketing no comércio eletrônico, apontando as oportunidades tanto para o empresário que necessita vender e entregar seus produtos, quanto para o cliente que deseja encontrar e comprar um determinado produto com toda a comodidade e segurança.  Este trabalho será desenvolvido através de pesquisa bibliográfica com autores de referência para o tema. Será realizada também, pesquisa em artigos, sites da internet e revisão bibliográfica.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. O que é Marketing?

Segundo Kotler (2006, p. 4):

Marketing é o processo de planejar e executar a concepção e a determinação do preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente de forma que o produto ou serviço seja adequado às suas necessidades e se venda praticamente sozinho. Inicialmente deveria resultar em um cliente disposto a comprar e outra pessoa com um produto para ser ofertado. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou serviço disponível, uma vez que foi criado para auxiliar na comercialização de bens, serviços ou idéias.

O marketing exerce influência sobre todo e qualquer relacionamento comercial, ou seja, influencia tanto o cliente como a empresa.

              No caso do marketing voltado para o consumidor, o intuito é transformar desejos em necessidades. E no marketing voltado para a empresa, o foco é transformar uma necessidade particular ou social em uma oportunidade de negócios.

2.2 Segmentação de mercado e sua importância

Segundo Churchill e Peter (2000, p.204):

No estágio atual do sistema capitalista, no qual a competição é bastante acirrada, as empresas não ditam as normas do que será consumido; o consumidor tem a liberdade e é soberano em suas decisões. Em virtude de o mercado ser composto por pessoas com necessidades e desejos diferentes, as empresas podem, sem atropelar a linha básica de ação da empresa, produzir produtos para atender essas necessidades diferenciadas dos consumidores. A esse processo o marketing denomina de segmentação de mercado. A segmentação de mercado pode ser entendida como o processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais com necessidades, desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra semelhantes.              

   

Todas as ações da empresa, desde o planejamento da sua estrutura, características do produto até a implantação das melhorias são feitas para atender as necessidades de seus clientes. Para isso é necessário identificar quem são e onde se encontram os seus clientes potenciais, para então formular estratégias de alcançá-los e garantir que suas necessidades sejam atendidas.

Uma das maneiras que vem adquirindo espaço é a pesquisa virtual, na qual as empresas podem optar por duas formas de fazer:

  • Via e-mail: envia um e-mail para seus clientes cadastrados com o link que dará acesso às questões;
  • Via link: deixa disponível no site da empresa um link que dará acesso ao questionário (nesse caso é importante abrir uma janela de mensagem avisando o cliente da disponibilidade desse canal de comunicação).

        Não propriamente as empresas tenham que escolher entre uma e outra maneira, elas podem utilizar as duas simultaneamente obtendo o máximo de informação (feedback) sobre seu produto, serviço, marca ou empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com