TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR NO E-COMMERCE

Por:   •  18/2/2018  •  Artigo  •  3.270 Palavras (14 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

ADROALDO CARDOSO DOS SANTOS JUNIOR

A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR NO E-COMMERCE

Vila Velha

2017

ADROALDO CARDOSO DOS SANTOS JUNIOR

A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIOR NO E-COMMERCE

Artigo Científico apresentado como Trabalho de Conclusão de curso de graduação à Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Administração. Orientadora: Profª. Mara Claudia Alves Braile

Vila Velha

2017


RESUMO

 

O artigo a seguir tem como objetivo apresentar os atributos do marketing digital que podem influenciar na decisão de compra do consumidor no e-commerce. Esse estudo buscou avaliar o quanto o marketing digital está positivamente relacionado com a decisão de compra desse consumidor. A metodologia utilizada no presente trabalho busca atingir o objetivo proposto terá como base pesquisa bibliográfica, por relatar os conceitos do marketing digital, internet e do e-commerce, explicando os seus conceitos e objetivos. Além disso, foi utilizada a pesquisa quantitativa que buscou mensurar os dados, assim obtendo evidências conclusivas, tendo como amostras probabilísticas consumidores que frequentemente utilizam a internet para decisão de compra no e-commerce. “A interatividade da internet já representa um dos meios de comunicação que mais influenciam os consumidores, crescendo em largos passos, visto promover que as pessoas se encontrem em seus ambientes de redes sociais, blogs, e meios de comunicação instantânea e assim discutem sobre suas experiências de consumo e compra” (ROSÁRIO, 2015). Os resultados desta pesquisa poderão ser utilizados por empreendedores no Espírito Santo para o crescimento da empresa no comércio eletrônico.

Palavras-Chaves: marketing digital, e-commerce, internet, consumidor.


  1. INTRODUÇÃO

O presente tema apresentará a importância do marketing digital, a fim de identificar quais os atributos são importantes na decisão de compra do consumidor no e-commerce.

A internet que no seu início era tida mais como um objeto de pesquisa, com o passar do tempo sofreu uma grande evolução e atualmente, compõe a vida das pessoas diariamente, facilitando a informação, tanto no entretenimento, quanto no profissional. Através da internet, as empresas estão buscando melhorar sua inclusão no comercio virtual. Utilizando as mídias sociais para divulgação de seus produtos e da própria instituição. Com isso, o consumidor adquire várias facilidades de compra: preço baixo; prazo de entrega reduzido; variedades em produtos; e na forma de pagamento.

Pesquisa do IBGE (2014) mostra que a internet chegou a mais de 50% nas casas do Brasil. O número de brasileiros conectados a internet chegou a 95,4 milhões. Os dados mostram que em 2014 36,8 milhões de casas estavam conectadas, representando 54,9% do total. A pesquisa também revela que a quantidade de internautas chegou a 54,4% das pessoas com mais de 10 anos em 2014.

De acordo com Kotler (2000), a façanha de realizar os desejos e satisfazer as necessidades dos consumidores, só era possível por meio da realização de campanhas segmentadas que utilizavam somente os meios tradicionais de comunicação para disseminar a marca. Portanto o marketing digital proporciona satisfazer os desejos e as necessidades dos consumidores de forma lucrativa.

Com o crescimento no setor de e-commerce houve um grande avanço nos interesse da utilização das mídias sociais para a divulgação dos produtos vendidos, aumentando assim, a procura pela utilização do marketing digital como ferramenta para alavancar as vendas.

A qualidade dos serviços deve ser entendida com um diferencial estratégico das organizações e deve ser pelo menos nivelada com a expectativa que os clientes têm sobre os produtos/serviços para ser capaz de proporcionar satisfação (GRÖNROOS, 2009).

 É preciso analisar quais os atributos do marketing digital são considerados importantes na decisão de compra do consumidor, para que as organizações desse segmento adotem ações estratégicas, capazes de gerar vantagem competitiva frente aos concorrentes. Em função disso, este estudo visa responder a seguinte questão: Qual é a importância do marketing digital no processo de decisão de compra do consumidor no comércio eletrônico?

A presente pesquisa contribui para identificar a importância do marketing digital no e-commerce. Para atender ao objetivo geral, foram traçados alguns objetivos específicos: Apresentar a teoria sobre marketing focado em mídias sociais, explicando os seus conceitos e objetivos; Discutir sobre a importância do marketing digital e Identificar qual a dimensão que é julgada importante pelo consumidor em relação a sua compra. Com base nisso, é possível afirmar que a relevância deste estudo, apoiando-se no fato de que seus resultados contribuíram para ampliar a teoria já existente sobre marketing digital na decisão de compra do consumidor no e-commerce.

Desenvolveu se uma pesquisa bibliográfica, que tem por finalidade descrever os conceitos e embasamentos do marketing digital. Assim, em segundo foi aplicada uma pesquisa quantitativa, com intuito de demonstrar como o avanço da tecnologia na área marketing influência na decisão de compra do consumidor da Grande Vitória. (Coleta de dados em andamento na Grande Vitória)

 pesquisa teve como amostras 70 mulheres e 50 homens que consomem produtos na internet na região da Grande Vitória. A faixa etária dos entrevistados foi delimitada de 18 a 50 anos de idade. A aplicação da pesquisa foi realizada na região da Grande Vitória.

  1.  REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

2.2. MARKETING DIGITAL

2.3. ECOMMERCE

2.4. QUALIDADE PERCEBIDA

 

2.4.1 Instrumento de mensuração da qualidade de serviços

Entre os anos de 1988 e 2005 foram criadas diferentes escalas de mensuração da qualidade.  Existem vários modelos de instrumentos de mensuração para qualidade de serviços, entre eles a SERVQUAL, SERVPERF e HEdPERF.

O primeiro instrumento de mensuração utilizado para medir a qualidade percebida foi desenvolvido por Parasuraman, Zeithaml e Berry em 1985. Sendo desenvolvido um questionário nomeado como SERVQUAL, são usados 22 pares para descrever as dez dimensões da qualidade. Com a reformulação da escala SERVQUAL em 1988, propõe que a Qualidade Percebida deve ser mensurada por cinco dimensões da qualidade de serviço: a confiabilidade, responsividade, segurança, empatia e tangíveis, conforme mostrado quadro 1:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (314.1 Kb)   docx (65.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com