TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A linguagem não falada

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

A linguagem não falada

Em épocas que não havia a comunicação falada, que a interação entre as pessoas eram apenas por livros, pinturas, esculturas, jornais entre outros, cabia ao receptor dessas mensagens interpretarem o que se emoções expressadas tangivelmente. A linguagem oral não era a principal fonte de comunicação uma vez que naquela época não havia radio e muito menos televisores.

O destaque em épocas que o cinema não possuía áudio sem dúvida alguma é Charles Chaplin, um verdadeiro mestre em linguagem corporal, que tinha que demonstrar todas as suas emoções apenas com gestos e expressões.

A nossa linguagem não verbal é mais presente do que possamos imaginar. O antropólogo Ray Bridwhistel foi um dos primeiros profissionais a estudar a comunicação não verbal e concluiu que em média, o indivíduo emite de 10 a 11 minutos de palavras por dia, e com apenas 2.5 segundos de conversa somos capazes de fazer e reconhecer cerca de 250 mil expressões faciais. Bridwhistel também concluiu que a linguagem verbal representa 35% de uma conversa e os restantes 65% ficam com a linguagem não pronunciada.

O que é transmitido pelo corpo são as emoções de cada pessoa. Em cada gesto ou movimento é o contraste de algum pensamento, e também se torna uma informação importante.

Há pessoas que conseguem identificar quando a outra está mentindo, porque ela consegue captar que a linguagem verbal dessa pessoa está dizendo algo diferente da sua linguagem corporal. Essas pessoas são chamadas de Perceptivas, pois elas são capazes de identificar as contradições entre o discurso de alguém e a sua linguagem corporal. As mulheres são a maioria nesse grupo, a “intuição feminina”, como se diz. Isso ocorre porque as mulheres conseguem captar pequenos detalhes como, por exemplo: as mulheres reparam mais em um novo corte de cabelo de uma amiga, do que um homem repararia.

Genético, inato ou culturalmente adquirido.

O simples cruzar os braços sobre o peito é provavelmente um gesto de origem genética. 65% das pessoas cruzam o braço esquerdo sobre o direito.

A maioria dos homens quando irá vestir um paletó colocam primeiro o braço direito, por outro lado as mulheres colocam primeiro o esquerdo. Isso ocorre, pois os homens utilizam o lado esquerdo do cérebro, já as mulheres utilizam o direito para realizar essa ação.

Quando uma criança conta uma mentira ela leva as mãos à boca, já o adulto leva ao nariz. Isso é uma característica trazida da infância.

Análise de um sorriso

De acordo com os primeiros estudos sobre o sorriso, dizia que para saber se um sorriso é sincero tem que ter as ruguinhas ao redor dos olhos. Um sorriso natural produz características ao redor dos olhos já as pessoas pouco sinceras sorriem apenas com a boca.

Um sorriso verdadeiro é automático, gerado inconscientemente pelo cérebro, ao sentir prazer alguns sinais circulam pelo cérebro fazendo com que a parte do olho que fica entre a sobrancelha e a pálpebra se mova para baixo e a extremidade das sobrancelhas se abaixa ligeiramente.

Os fotógrafos pedem para dizer “xis’, pois esta palavra faz puxar para trás os músculos maiores. O resultado é um sorriso falso.

Tipos de sorriso:

Sobrancelhas abaixadas: concentração, reflexão, seriedade

Sobrancelhas levantadas: surpresa, espanto, alegria.

O sorriso de lábios cerrados mostra que ela tem um segredo que não quer compartilhar com você.

Um adulto ri, em media, 15 vezes por dia; uma criança 400 vezes.

Há evidencias que mostram que o sorriso e o riso reforçam o sistema imunológico, protegendo o corpo contra doenças, e prolongam a vida.

Sinais dos olhos

O olhar pode ser o mais revelador e preciso de todos os sinais de comunicação humana porque, além de os olhos serem o ponto focal do corpo, o funcionamento das pupilas independe do controle consciente.

O famoso “olhar fulminante” ou “fuzilar com os olhos”, ocorrem quando a emoção da pessoa está zangada e negativa, fazendo com que as pupilas se contraiam, atribuindo essas expressões faciais.

Pupilas dilatadas revelam que a pessoa obteve a solução desejada. Pupilas contraídas expressam descontentamento.

A Revlon aumenta 45% das vendas de batons do catálogo somente aumentando as pupilas das modelos nas fotos. Pois elas aparecendo com as pupilas maiores dá a impressão aos consumidores que elas se sentem bem e satisfeitas.

As pupilas de crianças e bebes são maiores do que dos adultos. Elas se dilatam sempre na presença de um adulto para ficarem mais atraentes possíveis conseguindo assim prender a sua atenção. Por esse motivo que os bonecos infantis mais populares quase sempre têm pupilas grandes.

Em uma conversa mantemos em média de 25 a 100% o contato “olho no olho”. Por outro lado os asiáticos consideram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com