TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A montagem de uma empresa

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  25.178 Palavras (101 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 101

INTRODUÇÃO

O objetivo geral é aprimorar os conhecimentos, tanto de maneira teórica quanto pratica que foi possível através de pesquisas  realizada em varias empresa e também   oferecer para os alunos uma visão de todos os subsistemas do RH e de como lidar com as pessoas, para que através deste conhecimento possam entender o quanto essas pesquisas são importantes para os estudos.

O trabalho teve como tema a realização o Projeto Interdisciplinar que atráves dele foi criada a empresa Cacau Power Indústria e Comécio de Alimentos,as pesquisas foram realizadas em empresas de chocolates, e empresa de alimentos,e assim foi desenvolvido este projeto.

Chiavenato afirma que as organizações jamais existiram sem as pessoas, por isso a importância de valorizá-las, e que uma depende da outra, criando-se assim uma relação de mutua dependência entre pessoas e organizações na qual há benefícios recíprocos.

A realização deste trabalho nos proporcionou vivenciar na pratica tudo que aprendemos de maneira teórica, em sala de aula, pois só colocando em pratica é que foi possível entender a importância de valorizar o capital intelectual, gerir e desenvolver pessoas, e o quanto a cultura de cada empresa pode influenciar nesses processos.


CAPÍTULO - I

Neste capitulo será estudado Gestão de Pessoas,recrutamento e Seleção, Ética e Responsabilidade Socioambiental e Relações Trabalhistas.

A partir desses estudos poderemos saber a importância de recrutar com assertividade, liderar de modo de modo coerente e estimulador, trabalhar com ética, respeitando os colaboradores e o meio ambiente, considerando as leis existentes que resultarão numa melhor qualidade de vida no trabalho e que reflitirão positivamente nos resultados a equipe e da organização.

  1. –GESTÃO DE PESSOAS

As pessoas, ou o capital humano são o que uma organização possui de mais importante, por isso a necessidade de geri-las de maneira que as deixem motivadas e envolvidas com a missão da empresa, fazendo com que um mero grupo se torne uma equipe.

Para Chiavenato (1999, p. 8) "Gestão de Pessoas ou ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações".

Ainda, segundo Chiavenato (2002, p. 20) "A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais: 1. As pessoas como seres humanos; 2. As pessoas são como mero recursos (humanos) organizacionais; 3. As pessoas como parceiros da organização".

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Cacau Power Indústria e Comércio de Alimentos, CNPJ 151.131.950/0001-10, situada à Rua José Augusto, nº 324, município de Guarulhos-SP. Sua localização foi definida com base no potencial de consumo da população da região e por ausência de empresa do gênero. Totaliza, atualmente, 300 colaboradores.

 

MISSÃO

A missão de uma organização é a sua finalidade, por que aquela organização existe e o que ela quer transmitir.

Segundo Chiavenato (2010,p.62) "Missão representa a razão da existência de uma organização. Significa a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para que ela sirva".

A missão da Cacau Power  é oferecer ao mercado produtos de qualidade a preços acessíveis.

 

VISÃO

A visão de uma organização é o que ela espera a longo prazo. É como um plano que a empresa espera alcançar no período mínimo de cinco anos.

Segundo Chiavenato (2010,p.65) "Visão é a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro".

A visão da Cacau Power é ser um grupo competitivo, que busca colocar – se no mercado como uma referência de sucesso no ramo.

VALORES

                Segundo Idalberto Chiavenato, valor é uma crença sobre o que ou não fazer, sobre o que ou não importante. Os valores constituem crenças e atitudes que ajudam a determinar o comportamento individual. As organizações priorizam certos valores (as pessoas são o ativo mais importante ou o cliente tem sempre razão) que funcionam como padrões orientadores do comportamento das pessoas.

Os organizacionais decorrem de certas pressuposições básicas – como pressuposições sobre a natureza humana – que funcionam como o núcleo da cultura organizacional.

Os valores da Cacau Power são:  ser interativo na liderança, trabalhar sempre em equipe, com qualidade e ética.

HISTÓRIA DA  EMPRESA

A Cacau Power, indústria de alimentos e comércio, surgiu a partir de um grupo de vinte amigos no ano de 2005, com o intuito de trazer variedades de chocolates de alta qualidade a preços acessíveis e se tornar uma das maiores empresas do ramo no mercado nacional. Há dez anos está entre as quatro maiores empresas do gênero no país.

No ano de 2007 foi considerada a melhor indústria de médio porte. Sua crescente produção gerou a necessidade de contratação de outros colaboradores.

No ano de 2009 o crescimento foi ainda maior e com o lucro o pátio de maquinário foi ampliado.

Em 2012 atingiu seu auge de vendas, tendo em sua clientela grandes empresas.

 Em 2014 será inaugurada a primeira filial na cidade de São José dos Campos, a fim de alcançar novos públicos.

RAMO DE ATIVIDADE

O negócio da Cacau Power é voltado para o ramo alimentício, com foco na produção de chocolates diversos:        

  • Barras de 1 e 2 quilos ao leite
  • Barras de 1 e 2 quilos branco
  • Barras de 1 e 2  quilos meio amargo
  • Barras de 1 e 2 quilos crocante
  • Chocolate em pó preto/branco
  • Chocolate em gotas preto/branco
  • Bombons sortidos

A Cacau Power pretende ser uma grande fornecedora do gênero e abastecer grandes empresas, comércios e hipermercados. Atualmente, a Cacau Power fornece seus produtos para grande parte dos comércios de médio porte da capital

ORGANOGRAMA

O organograma é de extrema importância, pois através da sua visualização é possível entender e identificar como é feita a divisão do trabalho e sua hierarquia, de maneira fracionada.

                Para Araujo (2010 p.165) “O organograma é um gráfico representativo da estrutura formal da organização em dados momentos. E os objetivos que procura alcançar é de demonstrar, por meio gráfico”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (166.8 Kb)   pdf (981.6 Kb)   docx (351.5 Kb)  
Continuar por mais 100 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com