TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MONTAGEM DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Por:   •  12/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.008 Palavras (17 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 17

1. Definição do negócio

Tal negócio abrange a venda virtual, telefônica e presencial de sapatos fechados; tênis e botas, de diversas marcas e modelos, como Converse, Adidas, Nike e entre outros. Visando principalmente as tendências juvenis de cada época, pois jovens possuem mais tendência a consumir tais produtos de marca, normalmente populares. Esperando obter assim com esta abertura de negócio cerca de dois mil reais (R$2000,00) a cada mês, com um ano de serviço tendo o lucro de vinte e quatro mil reais (R$24000,00), mas este cálculo sendo feito sem subtração do valor investido.

1.2 Nome da empresa:

RED★SCUTI, o significado é baseado na grande estrela vermelha que seria um adversário para o próprio sol em tamanho e calor; mesmo estando além desse sistema solar, o seu brilho é visível e muito presente em noites estreladas. Deste significado também se criou o logotipo da empresa.

1.3 O negócio da empresa:

Principalmente comércio de sapatos industrializados, que possam não somente atender tendências de moda juvenis mas também as de adultos, apesar de claramente se voltar aos adolescentes e jovens adultos; há também vendas de roupas que se encaixem com as marcas de sapatos, podendo variar de vestuários das marcas até a moda simples do momento (porém entrando de acordo com o padrão da empresa).

1.4 O foco da empresa:

Venda do produto de marca e qualidade confiáveis para pessoas de diferentes idades, embora principalmente jovens, e estilos de vestimenta, tanto para roupas formais como para informais.

1.5 Serviços:

• Apresenta variedade em estilos de tênis, com outros tipos de calçado que possam ser da preferência do cliente;

• Dirige sites online onde o cliente pode realizar pedidos sem estar presente na loja, além de oferecer opções especiais de tênis personalizados;

• Preços mais acessíveis onde o cliente pode receber até descontos;

• Ambiente confortável climatizado, onde o cliente pode utilizar um assento e/ou beber algo enquanto está dentro;

• Possui também diferentes peças de roupa baratas, que podem até vir junto em promoções.

1.6 Análise de forças do negócio:

• Produtos em alta para os mais jovens;

• Facilidade em reposição de estoque;

• Vende apenas marcas já reconhecidas;

• Boa localização com fácil acesso.

1.7 Análise de fraquezas do negócio:

• Parte do mercado de calçados;

• Grande concorrência;

• Falta de interesse dos mais velhos;

• Inexperiência na gerência de uma empresa (incluindo marketing e administração).

2. Análise e Definição Mercadológica

2.1 Panorama de mercado

A localização adquirida para esse tipo de loja é, no mínimo, razoavelmente boa e vai de acordo com o público que se almeja atingir: consumidor em geral. Em uma pesquisa rápida, pode-se dizer que teria maior aceitação entre os jovens, visto que grande parte dos produtos vai de encontro com seus vestuários.

Logo abaixo, resultados obtidos da pesquisa (realizada através do Google Formulários):

Gráfico 1.

A partir das respostas já é possível ver que a maior parte a qual participou da pesquisa possuía entre 15 e 20 anos de idade.

Gráfico 2.

A partir deste gráfico, podemos perceber que haveria uma aceitação quase total do tipo de loja pretendida.

Gráfico 3.

Os calçados preferidos aparentemente são os tênis, que são a categoria que a loja pretende se privilegiar.

Gráfico 4.

Logo, também é possível notar o gosto pela marca Converse que abrange sapatos como os tênis All Star e Vans.

Gráfico 5.

Houve uma maioria clara que escolheu a opção de tamanho mais comum; mesmo assim, as respostas bem divididas entre as duas outras opções não podem ser ignoradas.

Gráfico 6.

Para cobrir bem este campo, a loja aceitará diferentes formas de pagamento que possam auxiliar o cliente.

Gráfico 7.

Com pouca diferença de números, pode-se perceber que valores baixos e qualidade nos produtos são características que as pessoas mais procuram; mesmo assim, atendimento não fica muito atrás, enquanto não há uma resposta envolvendo a variedade de produtos.

A concorrência é esperada, apesar das melhores expectativas ao se iniciar com um negócio pequeno que encaixe no ambiente proposto. Uma possibilidade para não a deixar se tornar um empecilho maior seria demonstrar originalidade ao apresentar calçados conhecidos em diferentes estilos por preços mais baratos dos que os vistos on-line e assertividade ao encontrar o produto mais aceito pelos clientes para fazer dele uma especialidade.

A aposta inicial é nos tênis de marcas juvenis famosas, como converse, onde a loja planeja se focar.

2.2 Segmentação:

Sendo uma loja de calçados, Red★Scuti planeja trabalhar principalmente com a venda de tênis, procurando atender nichos de mercado como tamanhos especiais e, possivelmente em um futuro breve, personalização dos produtos pelos próprios clientes, tornando o negócio ainda mais original se comparado a outros serviços.

2.3 Barreiras de entrada:

A concorrência no mercado de calçados que se mostra muito presente na região, tendo diversas outras empresas e lojas há muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com