TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A motivação e o papel do gestor no êxito institucional

Por:   •  2/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

A motivação e o papel do gestor no êxito institucional

Considerando que a motivação está dentro de cada indivíduo, quais as atitudes e valores do gestor de pessoas que podem contribuir para a felicidade individual, maior produtividade do grupo e êxito institucional?

 Apesar de cada indivíduo trazer dentro de si suas motivações, é possível que o gestor propicie aos colaboradores da organização um ambiente motivacional. Através da transparência na contratação, no relacionamento pessoal e o ambiente organizacional, o gestor poderá ter um retorno mais produtivo de um colaborador motivado.

Os candidatos criam expectativas, com relação à organização, no momento da sua contratação. Uma relação clara e objetiva entre o gestor de pessoas com o candidato, no ato da contratação, não abre precedentes para frustações. Apresentar a organização e seu real funcionamento para o individuo faz com que o mesmo decida se aquela oportunidade é a que ele realmente está buscando. Com isso, a relação já é iniciada com confiança e segurança, ao contrário de quando o candidato é levado a acreditar que a organização funciona de um determinado jeito e, ao iniciar suas atividades percebe que não foi o que ele esperava.

Ao longo da adaptação do candidato esse relacionamento pode ser fortalecido através do interesse do gestor em conhecer e colaborar nos objetivos profissionais do funcionário. O individuo se sente estimulado a buscar desenvolver suas tarefas e atividades de maneira ótima, mostrando pro atividade e aproveitamento cada oportunidade de aprendizado, pois sabe que de algum modo está sendo visto pelo gestor, já que o mesmo busca acompanha-lo no seu desenvolvimento.

Um ambiente organizado, limpo, agradável, com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das tarefas, também é favorável ao sucesso de um gestor que busca extrair de seus colaboradores eficiência e produtividade com qualidade. Pois, com o material necessário para o desempenho das atividades, o colaborador desenvolve suas com segurança e sem necessidades de interrupções por falta de ferramentas.  

O importante é que além dos objetivos organizacionais a o individuo perceba a preocupação do gestor com suas necessidades profissionais. Isso faz a diferença para cada individuo compartilha desse mesmo ambiente organizacional. Esses aspectos  levam o gestor a ter um bom desempenho com o individuo, com o grupo e com a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com