TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A motivação é influenciada por três aspectos que se inter-relacionam

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Motivação

A motivação é influenciada por três aspectos que se inter-relacionam: benefícios, incentivos e treinamento. Os benefícios incluem: convênios de assistência médico-hospitalar ou odontológica, ticket refeição, vale-transporte, vale-compras, parcerias com clubes e entidades, convênios de descontos para medicamentos, cesta básica, creche, uniforme e material escolar para os dependentes, entre outros.

Os incentivos podem englobar: premiações por metas alcançadas, reuniões e diálogos com a equipe de colaboradores, elogios e estímulo frequente dos colaboradores para transmissão de segurança e energia positiva.

Já o treinamento implica em capacitação através de qualquer meio adotado como forma de aprendizado, tais como: cursos, palestras, feiras, seminários, exposições, workshops, leituras, visitas a concorrentes, etc.

Combater a desmotivação

Segundo José C. V. de Oliveira, Consultor do Sebrae-SP, deve-se estar atento aos sinais de desmotivação da equipe e buscar agir de acordo com eles. Alguns sinais de desmotivação incluem: apatia e indiferença pelo trabalho, atrasos e faltas elevadas, exagero dos efeitos provenientes de problemas e disputas, falta de cooperação para superar problemas e dificuldades, bem como resistências injustificadas a mudanças.

O especialista também sugere algumas ações que podem melhorar a motivação dos funcionários:

a) capacitação adequada da equipe (há diversas palestras e cursos motivacionais disponíveis no mercado);

b) clareza na transmissão da situação da empresa, do seu mercado de atuação, missão, visão e valores;

c) assistência e fornecimento de recursos necessários para o desempenho da equipe;

d) acompanhamento contínuo da equipe para avaliação dos resultados e discussão conjunta de ações corretivas;

e) estabelecimento de uma boa política de remuneração;

f) reconhecimento do trabalho individual e da equipe (seja através de elogios, autonomia e títulos);

g) promoção do desenvolvimento da carreira (perspectivas de ascensão na carreira, aperfeiçoamento pessoal e chances de maiores responsabilidades, como chefia temporária da equipe durante o período de férias do superior hierárquico).

A rotina faz que o ser humano vire uma maquina pré programada e em pouco tempo só terá robô atendendo seres humanos. Quebre a rotina com criatividade, crie um clima diferente do costumeiro.

Muitas pessoas se desmotivam por saber que não vão receber nada em troca pelo seu esforço extra, por isso é necessário que sempre se tenha um plano de carreira e bônus claros pelo desempenho, pode ser com elogios, brindes, prêmios em dinheiro, participação de lucros da empresa.

Estimular a interação, a falta de comunicação gera desconfiança, gera panelinhas de grupos criam uma desunião generalizada, para quebrar esse clima tenso, é sempre bom estimular atividades interativas em grupos.

Para motivar uma equipe é preciso criatividade, comunicação, atenção e ação. O primeiro passo é ouvir, quebrar a rotina, estimular a equipe e mudar a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com