TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A mulher no mercado de trabalho

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.188 Palavras (17 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

O principal objetivo deste trabalho consiste em nos mostrar toda a história da mulher no mercado de trabalho, onde no principio a mesma era tratada apenas como dona de casa e tinha as funções de ser uma boa esposa e mãe. Através das I e II Guerras Mundiais as mulheres entrarão para o mercado de trabalho, onde estão até hoje em dia.

As mulheres passaram e ainda passam por muitas dificuldades no mercado de trabalho, desde a discriminação no momento da seleção por ser mãe até o momento em que entram para uma organização e se deparam que a sua remuneração é inferior em relação ao salário dos homens.

Porém mesmo com todas as dificuldades a mulher vem encontrando o seu espaço, pois possui características diferenciadas e além de ter muita força de vontade, acaba se dedicando bem mais aos estudos do que os homens, dessa forma as empresas enxergam todos os pontos positivos da mulher e isso faz com que tenhamos um crescimento do número de mulheres nos cargos de lideranças e chefias.

As mulheres também se destacam pela capacidade que possuem de ser multifuncional, na qual conseguem exercer várias funções ao mesmo tempo: cuidar dos filhos, da casa, do marido, estudar e trabalhar. As empresas acreditam que esta característica da mulher de ser multifuncional ajuda à mesma nas tomadas de decisões empresariais

Palavras-chave: Mulher no mercado de trabalho, discriminação, remuneração.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................5

1. História e evolução da mulher no mercado de trabalho...........................................6

2. As ocupações do trabalho feminino.........................................................................8

3. A dupla jornada das mulheres................................................................................11

3.1. Mulher "Multifuncional"........................................................................................12

4. O diferencial da educação da mulher.....................................................................13

5. O tratamento e a discriminação da mulher no mercado de trabalho.....................14

6. A proteção da mulher trabalhadora........................................................................16

6.1. O dia da Mulher...................................................................................................18

7. Marcos das Conquistas das Mulheres na História.................................................19

7.1. Mulheres que fazem parte da história.................................................................20

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................23

REFERÊNCIA............................................................................................................24

INTRODUÇÃO

A mulher entrou no mercado de trabalho através da necessidade que teve para ajudar o seu marido nas despesas do lar. Diante dessa obrigação vieram as dificuldades, o preconceito e as desigualdades, o que ocasionou a mulher a se tornar mais forte e lutar por todos os seus direitos e a sua igualdade perante os homens.

Com o passar do tempo à mulher foi evoluindo ao ponto de conquistar grande espaço no mercado de trabalho, ocupando muitas das vezes trabalhos que eram considerados apenas masculinos, como por exemplo: motorista de ônibus e caminhões, pilotas de avião e atuação na área da construção civil.

A mulher acabou tendo uma dupla jornada e consequentemente se tornou multifuncional, onde teve que lidar com diversas atividades muitas vezes ao mesmo tempo, no decorrer do dia. Com isso a mulher vem mostrando cada vez mais e mais muito interesse pelos estudos, onde podemos perceber que as universidades são ocupadas predominantemente pelo publico feminino. Porém mesmos com mais estudos as mulheres recebem menos dos que os homens.

A seguir veremos todo o contexto da mulher no mercado de trabalho desde a sua inserção até a atualidade, onde a mesma aos pouco vem conquistando os seus direitos, espaço e admiração de seu empregador.

1. História e evolução da mulher no mercado de trabalho

No início, as mulheres eram conhecidas como “as rainhas do lar”, os homens eram quem mantinham as famílias e a função da mulher era somente de cuidar da casa, dos filhos e do marido. Porém os tempos mudaram e a realidade destas mulheres mesmo não tendo sido o foco também mudou, onde sua presença representou uma importante mudança no cenário econômico nacional. (Samara, 2002).

A história da mulher no mercado de trabalho se iniciou através das Guerras Mundiais quando os homens iam para as frentes de batalha e as mulheres passavam a assumir os negócios da família e a posição dos maridos em seus postos de trabalho.

Após o término das Guerras muitas mulheres acabaram ficando viúvas e os homens que retornaram para suas casas estavam impossibilitados de voltarem ao trabalho, pois a grande maioria ficou inválido. Com isso as mulheres sentiram – se na obrigação de deixar a casa e os filhos para levar adiante os projetos e os trabalhos que eram realizados pelos seus esposos.

Com a Revolução Industrial as mulheres passaram a realizar o trabalho nas fábricas, onde recebiam uma remuneração inferior á do homem, porém faziam os mesmos serviços que eles. Sujeitavam-se a jornadas de trabalho de 14 a 16 horas diárias, com salários baixos, o serviço muitas vezes eram em condições prejudiciais á saúde e cumpriam obrigações além das que eram possíveis, só para não perderem o emprego. Além de tudo a mulher deveria ainda cuidar dos afazeres domésticos e dos filhos.

A mulher através do seu trabalho contribuiu grandemente para o crescimento e evolução da sociedade em todos os seus aspectos. Mesmo sofrendo inúmeras discriminações em razão do gênero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (159.7 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com