TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A mulher no mercado de trabalho

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

 

 

 

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

A EVOLUÇÃO E A DESIGUALDADE SALARIAL ENTRE GÊNEROS

Trabalho em grupo referente a matéria estudos Disciplinares II, do curso de Administração I semestre.

POLO

GOIÂNIA

 SETOR BUENO


Sumário

Introdução        4

Um pouco da história da conquista feminina        5

A desigualdade salarial entre homem e mulher        6

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIA        8

Introdução

A luta feminina pela conquista no mercado de trabalho vem sendo acompanhada por várias mudanças durante anos. Atualmente, coisas do tipo: lugar de mulher é na cozinha, não faz mais sentido. As mulheres vêm conquistando posição de trabalho que antes eram tradicionalmente reservadas apenas aos homens, como policiais, caminhoneiros, pilotos de aeronaves, jogadoras de futebol, e até na política, principalmente em função de liderança, com isso elas deixam de exercer apenas funções que antes tinham características femininas como professora, enfermeira e entre outras. Mas ainda é visível a desigualdade entre gêneros, pois ainda continua existindo preconceito e discriminação, mas principalmente a desigualdade salarial entre homem e mulher.

Um pouco da história da conquista feminina

Em tempos passados era o homem que dominava os lares, e as mulheres eram educadas com o objetivo de reprodução e cuidados domésticos com a casa. Não cabia à mulher trabalhar nem ganhar dinheiro        

Entre a I e a II Guerra Mundial que a mulher teve presença no mercado de trabalho. O Homem que até aquela época era o provedor do lar, saia para as batalhas, e as mulheres passaram a assumir os negócios da família e a posição do homem no mercado de trabalho. As guerras cessaram e muitos homens perderam suas vidas, os que sobreviveram ao conflito se encontravam impossibilitados de voltar a assumir seus antigos postos de trabalho. As mulheres se sentiram pressionadas para assumir antigos projetos assumidos por seus maridos ou procurar trabalhos fora do ambiente doméstico para sustento de sua família.

Com a consolidação do sistema capitalista no século XIX junto ao avanço do desenvolvimento tecnológico e o intenso crescimento da maquinaria, muitas mudanças ocorreram em relação ao trabalho feminino. Com a ampliação da produção as mulheres foram convocadas para substituir os trabalhadores do sexo masculino, com salários menores. A remuneração do trabalho exercido pelas mulheres era muito inferior ao dos homens o que fez com que surgissem no século XIX lutas femininas por melhores condições de trabalho, alguns movimentos reivindicando direitos trabalhistas, igualdade de jornadas de trabalho e direito ao voto.

Foram muitas lutas e conquistas, a mulher dos dias atuais possui os mesmos direitos do homem, direito ao voto, estudar, igualizar os seus direitos, trabalhar, pensar, decidir o seu destino, gostar, julgar e tomar decisões. A cada geração as mulheres ficam mais independentes e, mesmo sem grupos organizados, as conquistas continuam. Mais do que uma luta pessoal, as mulheres com consciência do poder da classe também estão representadas junto às causas sociais, emitindo opiniões e reivindicando mudanças nos problemas das minorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com