TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A mulher no mercado de trabalho

Por:   •  7/6/2017  •  Dissertação  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO EM GRUPO - TG

                ESTUDOS DISCIPLINARES II

A PARTICIPAÇÃO E A SITUAÇÃO ATUAL DA

 MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Alunos(s):

Bruna Fenelon Santiago       / RA 1744854

Erubiara Tatiane de Souza / RA 1714285

Ricardo Silva Lopes            / RA: 1708017

Ricardo Pozzebon               / RA: 1726043

Polo

Curitiba – Polo FAPAR

Bruna Fenelon Santiago

Erubiara Tatiane de Souza

Ricardo Silva Lopes

Ricardo Pozzebon

A PARTICIPAÇÃO E A SITUAÇÃO ATUAL DA

 MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Trabalho da disciplina Estudos Disciplinares II do curso de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Paulista – Unip.

Curitiba

2017

SUMÁRIO

1.Introdução................................................................................................................4

2.Desenvolvimento......................................................................................................5

3.Referências Bibliográficas........................................................................................9

1.INTRODUÇÃO

No presente trabalho sobre a participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho, apresentaremos nosso ponto de vista sobre o assunto.

Qual a participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho?

Nos dias atuais a mulher vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, chegando até a intimidar muitos homens.

Mas mesmo com esse aumento das mulheres na área trabalhista, ainda há muitos desafios a serem enfrentados por elas como preconceitos e desigualdades relacionadas com o sexo. Em estudo realizado pelo instituto de pesquisa do banco Credit Suisse, verificou-se que menos de 10% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres (ROSSI, 2014).

Várias mulheres ainda tem que enfrentar, no seu dia a dia, diversos tipos de discriminações, sejam elas diretas ou indiretas, dificultando muitas vezes o exercício de sua atividade profissional. Ideias pré-concebidas de que os homens fazem determinado serviço melhor que as mulheres só porque são mais fortes, ou a cultura imposta por alguns de que lugar da mulher é em casa e não no mercado de trabalho são apenas alguns desafios a serem enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho. Há ainda as dificuldades impostas pelas próprias organizações, como desigualdade salarial, falta de flexibilidade no horário de trabalho, a ausência ou precariedade do direito da licença maternidade, a falta de políticas de combate contra o assédio sexual e moral, dentre outras.

Embora os desafios sejam grandes, em uma conferência virtual promovida pela ABRH-Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos), os presidentes de Seccionais trouxeram pontos de vistas otimistas para as mulheres no mercado de trabalho, destacando que elas já vêm sendo mais procuradas para contratação do que os homens devido elas serem mais atenciosas e delicadas (REDAÇÃO BONDE, 2009).

Os presidentes de Seccionais da ABRH ainda destacam que o preconceito maior pela entrada das mulheres no mercado de trabalho vem de homens mais velhos, não tão observado pelos mais novos, visto que estes já se acostumaram com elas no ofício (REDAÇÃO BONDE, 2009). Outro ponto de não aceitação da entrada das mulheres no mercado de trabalho pelos homens é o fato de que, além do aumento da concorrência para uma vaga de trabalho, muitos ainda deixam de ser contratados, perdendo a vaga para elas.

Apesar de muitas empresas já trabalharem com a igualdade profissional, ainda temos um longo percurso de ações a serem implementadas para que as mulheres deixem de viver preconceitos e desigualdades no mercado de trabalho. Tanto empresas privadas quanto o governo vem trabalhando juntos para igualizar o direito de mulheres aos dos homens.

A ONU (Organização das Nações Unidas) com a Declaração do Milênio das Nações Unidas em 8 de setembro de 2000, definiram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM (Figura 1), sendo o terceiro objetivo promover a igualdade entre sexos e a valorização da mulher (ODM BRASIL, 2017). Já o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU nº 5 trata sobre a busca da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas (NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL, 2017).

Figura 1. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).                                                                [pic 1]

Fonte: ODM Brasil, 2017.

Criada também com objetivo de luta pela igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no Brasil, a ONU Mulheres trabalha com Sete Princípios de Empoderamento das Mulheres para mudar as corporações e as economias (ONU MULHERES, 2017), conforme figura abaixo (Figura 2):

Figura 2. Princípios de Empoderamento das Mulheres.

[pic 2]Fonte: ONU MULHERES, 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (232.3 Kb)   docx (501.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com