TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A novas realidade do trabalho e das organizações

Por:   •  11/6/2017  •  Ensaio  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: A novas realidade do trabalho e das organizações

O mundo esta em constante mudança e essas mudanças no mundo acarretam mudanças no trabalho e organizações. Pode-se dizer que uma das culpadas dessa mudança é a globalização, mesmo ela não sendo “nova”, ela acarreta mudanças no tempo presente. Neste mundo globalizado se faz necessário uma gestão de pessoas em conformidade com esse mundo de mudanças, pois segundo Boog(2002),”Fazer uma gestão de pessoas moderna significa melhorar a competitividade da empresa” e é isso que toda empresa quer.

Fatores como, estilo de gestão, poder decisório e forma de trabalho são exemplo de pontos nos quais ocorreram mudanças nas organizações. O estilo de gestão que antes era focado na figura de um chefe controlador que queria pessoas que ao invés de pensar só deviam obedecer, agora entra em cena a complexa figura do líder que motiva, influencia, desenvolve, desafia um time entre outras, atividades. O referido agora é incentivado a pensar, enxergar a empresa como um todo e focar no cliente.

As formas de trabalho passaram por diversas mudanças. Com o avanço da internet, sugiram práticas de home-office, trabalho freelancer, tipos diferenciados de empreendedores, entre outros. A globalização permitiu interagir com pessoas do outro lado do globo, fazer clientes lugares longínquos e prestar serviços e se comunicar com eles em questão de segundos. O trabalho do profissional de secretariado executivo é um exemplo dessas mudanças. Este é diverso, necessita de uma visão holística da empresa, entra em contato com outras culturas, utiliza as novas tecnologias. Um secretário executivo, devido ao seu perfil multifacetado, pode trabalhar tanto em empresas “modernas” quanto em empresas que ainda vivem no passado.

Em relação às organizações, pode-se falar das start-up’s que podem ser consideradas a “cara” da atualidade. Por terem um tamanho reduzido, acompanham com mais dinamismo as nuances do mercado moderno, muitas utilizam a internet como principal meio de fazer seus produtos chegaram às mãos dos clientes. O Cliente que pode estar na cidade vizinha ou em outro continente. Em um mundo que preza cada vez mais pelo lado social e ambiental, as organizações estão investindo mais em politicas de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Estes pontos fazem parte das mudanças que passaram as organizações.

Portanto, como foi visto o mundo passou por diversas mudanças em relação ao trabalho e as organização, mas uma coisa que não sofreu tantas mudanças foi o fato de se trabalhar com pessoas. Pessoas são muito importantes, por isso, se faz necessário um RH, disposto a desenvolver e motivar pessoas, assim como adapta-las ou introduzi-las as tantas mudanças que ocorrem atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (346.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com