TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A noção de teorias de administração, processos administrativos estudados nos conceitos fundamentais de administração

Trabalho acadêmico: A noção de teorias de administração, processos administrativos estudados nos conceitos fundamentais de administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. Introdução...............................................................................pág

2. Teorias da Administração.................................................pá

3. Gestão do Conhecimento ......................................................pá

4. Principais Verificações de Taylor e Fayol ...................... pág

5. Etapa 02 ATPS – Análise da Proposta .............................pág

6. Conclusão Final ....................................................................pág

Introdução

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dos processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Uma questão proposta é a pesquisa sobre a Administração ser uma habilidade humana, e os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração. O estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração das empresas.

A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista a reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

Administração é antes de tudo alcançar resultados com os meios de que se dispõe. Para isso é preciso ter uma análise crítica de todos os processos da empresa, interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir os objetivos da melhor maneira possível. A Administração é uma arte, e toda arte depende de habilidades. As habilidades podem ser adquiridas por meio de experiência e estudo. Todo administrador precisa ter três habilidades humanas necessárias para administrar com sucesso. Robert L. Katz classificou-as em três grandes habilidades: Habilidade Técnica, Humana e Conceitual. Segundo Chiavenato.

Teoria da administração

As teorias de Taylor e Fayol aplicando-as na resolução das dificuldades da empresa JC confecções que apresenta problemas na organização, produção, atendimento, entre outros.

Criando soluções como: distinção de tarefas entre os funcionários, treinamentos específicos para cada função dos colaboradores, melhoria no atendimento e remuneração variável.

Tendo como objetivo sanar as dificuldades da empresa, assim, o rendimento dos funcionários e maximizando a lucratividade da fábrica, fazendo assim com que a empresa destaque-se entre seus concorrentes. A administração é uma arte e uma técnica que remonta aos primórdios da civilização e vai crescendo em escopo e complexidade na medida em que crescem as cidades, se organizam os Governos e surgem as grandes empresas fabris, a partir da 1ª Revolução Industrial. Tal como o conhecemos hoje, elevado ao status de ciência, a Administração é o resultado da contribuição de inúmeros engenheiros, psicólogos, sociólogos, economistas, matemáticos e estatísticos, contadores, advogados. A ciência da Administração e a Teoria Geral da Administração representam, hoje, as conquistas de uma longa história, no campo do conhecimento humano que despontou no início do século X, no quadro da 2ª Revolução Industrial. A chamada 1ª Revolução Industrial começa, praticamente, com a mecanização da indústria têxtil, na Inglaterra (1769) e ganha um extraordinário vigor e extensão a partir da descoberta da máquina a vapor (1776) que vai produzir um espantoso desenvolvimento nos transportes terrestres e marítimos, e uma verdadeira “revolução” nas fábricas, substituindo mão-de-obra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com