TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS HIST DA EDUCAÇÃO

Casos: PROCESSOS HIST DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 11

QUESTÃO 01 (projeto político pedagógico na escola)

Veiga (1997, p 22 – 23) chama a atenção para aspectos importantes do projeto quando acredita que a concepção de educação que não pensa globalmente a escola a partir de vários ângulos, mas principalmente vista de baixo, numa relação pedagógica, profissional e social de horizontalidade, deixa de priorizar, com isso, os princípios a que se propõe uma escola pública e gratuita destinada e comprometida por todos os envolvidos no processo educativo. Quanto a essa afirmativa, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

A) Finalidades da escola (C) Um item importante na constituição do documento que abrangerá as formas de transmissão e de assimilação e expressará uma dada cultura, não sendo um instrumento neutro.

B) Tempo escolar (E ) Referem-se à estrutura administrativa e pedagógica da escola.

C) Currículo ( A) Referem-se aos efeitos pretendidos e almejados.

D) O processo de decisão ( B) É o calendário, o horário de aulas, o mínimo de aulas por professor da escola. Ordena o tempo: determina o início e o fim do ano letivo.

E) Estrutura organizacional (D ) É promover uma revisão periódica das atribuições específicas e gerais e os procedimentos burocráticos da escola. Definição de prioridades e responsabilidades, além do fluxo dos procedimentos. Deve ser pensado coletivamente.

A sequência correta está contida em:

C, E, A, B, D

D, A, C, B, E

A, D, B, E, C

A, C, B, E, D

D, A, B, E, C

O projeto político-pedagógico é um meio para a construção da identidade e da organização do trabalho escolar.

As alternativas abaixo, apresentam características que para Veiga (2001, p. 11) o rojeto político-pedagógico deve conter. Com base no capítulo estudado, assinale V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

Explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo. VERDADEIRO

Opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade específica. VERDADEIRO

Ser processo participativo de decisões.VERDADEIRO

Preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições.VERDADEIRO

Explicitar o compromisso com a formação do cidadão. VERDADEIRO

QUESTÃO 01

Segundo Veiga, (2001, p.13), “o Projeto Político Pedagógico ao se constituir em processo participativo de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando pessoal e racionalizado da burocracia, permitindo as relações horizontais no interior da escola”.

Nesse sentido, faça uma análise do trecho da poesia, abaixo, e descreva a importância da escola desenvolver um trabalho coletivo e cooperativo na construção do Projeto Político-pedagógico.

Tecendo a manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:

ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito

e o lance a outro; de um outro galo

que apanhe o grito de um galo antes

e o lance a outro; e de outros galos

que como muitos outros galos se cruzem

os fios de sol de seus gritos de galo,

para que amanhã, desde de uma teia tênue,

se vá tecendo entre todos os galos...

João Cabal de Melo Neto. Momentos do livro no Brasil: São Paulo:

RESPOSTA

João Cabal de Melo Neto. Momentos do livro no Brasil: São Paulo: Ática, 1995, p. 132

Resposta: È importante que a escola desenvolva um trabalho coletivo e cooperativo na construção do PPP porque a participação de todos proporciona o conhecimento dos objetivos e das metas da escola, de sua estrutura organizacional e de sua dinâmica, de suas relações com a comunidade, e propicia um clima de trabalho favorável a maior aproximação entre professores, alunos e pais. O importante é possibilitar uma ampla discussão no âmbito da escola na busca de novos rumos, determinar quais são as carências fundamentais para atividade educacional.

1ª AA CRIANÇA E DESENVOLVIMENTO

1ª AA

QUESTÃO 01

As afirmativas seguintes estão relacionadas à compreensão do termo "Psicologia do Desenvolvimento" ou "Psicologia Evolutiva", que você estudou no livro "Criança e Desenvolvimento".

Leia e observe atenciosamente cada uma delas:

I – ( ) A "Psicologia do Desenvolvimento" ou "Psicologia Evolutiva" estuda o processo de transformações psicológicas que acontecem no indivíduo, da concepção à morte.

II – ( ) A "Psicologia do Desenvolvimento" investiga as mudanças que ocorrem ao longo do desenvolvimento humano, utilizando-se de métodos científicos com observações do comportamento e da atividade mental em condições naturais e experimentais.

III – ( ) A "Psicologia do Desenvolvimento ou Evolutiva" investiga as transformações, especificamente cognitivas, que ocorrem no indivíduo ao longo de sua existência.

IV – ( ) O conjunto de transformações psicológicas, estudado pela "Psicologia do Desenvolvimento", também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com