TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A qualidade da gestão de pessoas como fator de crescimento empresarial

Por:   •  27/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.386 Palavras (14 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

JACKELYNE BELEZA XIMENES

A QUALIDADE DA GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE CRESCIMENTO EMPRESARIAL.


SÃO LUIS - MA
2017

JACKELYNE BELEZA XIMENES

A QUALIDADE DA GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE CRESCIMENTO EMPRESARIAL.


Projeto apresentado ao Curso de Administração da Faculdade Santa Terezinha – CEST, como requisito para aprovação na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa III e elaboração da Monografia como trabalho de conclusão de curso.        

Orientadora: Professora Mestre: Jurema Franco        

        

SÃO LUIS-MA
2017

SUMÁRIO

1 TEMA        4

1.1 Delimitação do Tema        4

2 PROBLEMATIZAÇÃO        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 OBJETIVOS        7

4.1 Geral        7

4.2 Específicos        7

5 REFERENCIAL TEÓRICO        8

REFERÊNCIAS        14


1 TEMA

Gestão de Pessoas.

1.1 Delimitação do Tema

A qualidade da gestão de pessoas como fator de crescimento empresarial.

2 PROBLEMATIZAÇÃO        

Quando a empresa oferece um bom atendimento, o cliente fica sempre satisfeito, mesmo quando sua empresa não dispõe do que ele procura. Manter o foco no cliente é um objetivo da organização que visa estabelecer uma relação de confiança e credibilidade com seus clientes e para cultivar novos, é preciso valorização destes clientes. Levando em conta suas sugestões e reclamações, a fim de corrigir possíveis erros futuros que poderão causar consequências para a empresa, tais como uma imagem negativa que poderá afastar clientes.

           A gestão de pessoas tem sido cada vez mais trabalhada com atenção pelas empresas. Ter uma equipe de funcionários satisfeitos, felizes e motivados pode trazer benefícios ao empreendedor, que terá melhores resultados.

Considerando as questões acima, surge a seguinte questão:

De que maneira a gestão de pessoas de qualidade pode interferir no crescimento empresarial?

                

3 JUSTIFICATIVA

O atendimento está diretamente ligado aos negócios que uma organização pode ou não realizar, de acordo com suas normas e regras. A qualidade no atendimento é a porta de entrada de uma empresa, na qual primeira impressão é a que fica.  O cliente em primeiro lugar é à base da filosofia da qualidade total, em conformidade com a atual administração. 

 Com isso Administrar uma equipe com qualidade diferencia a empresa dos seus concorrentes. Ao escolher as pessoas certas para exercer cada função, o empreendimento torna-se mais eficaz e produtivo, ganhando melhorias capazes de alavancar os negócios positivamente. Por isso, uma boa gestão de pessoas é indispensável para o sucesso empresarial.

A opção do tema levou a realização temática deste trabalho por que este é indispensável para o crescimento das organizações.

4 OBJETIVOS

4.1 Geral

Analisar como a gestão de pessoas de qualidade pode interferir no crescimento empresarial.

4.2 Específicos

  • Identificar os principais desafios da gestão de pessoas nas organizações;
  • Examinar a relação entre gestão de pessoas e atendimento ao cliente
  • Conhecer de que forma a gestão pode interferir nos custos e na qualidade dos serviços/ produtos de uma empresa

5. REFERENCIAL TEÓRICO  

GESTÃO DE PESSOAS: EVOLUÇÃO, CONCEITO E PROCESSOS

O mundo está a mudar a uma velocidade incrível, nunca antes vista e com uma intensidade cada vez maior. Vários foram os fatores que contribuíram para esta mudança, nomeadamente de ordem económica, tecnológica, social, política, demográfica, etc. Dentro deste contexto, uma das áreas organizacionais que mais sofreu com estas mudanças, foi a Área de Recursos Humanos. As mudanças são tantas que até o nome têm mudado ao longo dos tempos. A denominação de Recursos Humanos tem sido substituída por termos como Gestão de Talentos, Gestão do Capital Intelectual, Gestão de parceiros ou Colaboradores e até por Gestão de Pessoas.
A história da Gestão de Pessoas é relativamente recente, tudo começou com a Revolução Industrial e veio refletir com grande impacto nos nossos dias, num ambiente competitivo e dinâmico que caracteriza a Era da Informação.
A Gestão de Pessoas tem evoluído ao longo do tempo, sendo que nos últimos anos esta evolução tem sido marcada por uma série de progressos nas mais diversas áreas, numa escala sem precedentes na história da humanidade, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento das organizações e das pessoas que nelas trabalham.

REFERENCIAL TEÓRICO

CONCEITO DA QUALIDADE 

 

Qualidade tem um amplo significado, ela pode ser interpretada de diversas maneiras, ou seja, ela pode representar busca da satisfação, a excelência e a fidelização, agregando valores aos produtos e serviços adquiridos e destinados. A busca pela qualidade é muito intensa, ela não é mais uma estratégia de diferenciação no mercado e, sim, uma necessidade de sobrevivência. Para a empresa ganhar confiança no mercado, ela precisa produzir e oferecer produtos e serviços com qualidade, ganhando, assim, durabilidade. Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente. A qualidade no atendimento é um fator que pode determinar o sucesso ou fracasso de um negócio. Se a relação entre funcionários e clientes for satisfatória a empresa será bem sucedida. Segundo Deming (1990, p.26): 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com