TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e Ambiental, Gestão de Pessoas e Direito Empresarial e do Trabalho

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.133 Palavras (13 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Desenvolvimento 4

2.1 Responsabilidade Social e Ambiental – á hora de cumprir o prometido 5

2.1.1 Gestão de Pessoas 7

2.1.1.1 Dimensões....................................................................................................... 8

3 Direito Empresarial e do trabalho 11

3.1 Desenvolvimento econômico X Preservação do meio ambiente 11

4 CONCLUSÃO 14

1 INTRODUÇÃO

Olá caro leitor, hoje teremos o privilégio de conhecer um pouco mais sobre a Usina Hidrelétrica Foz do Riacho Doce.

Poderemos ver como esta grande hidrelétrica surgiu, sua capacidade, veremos também quais são seus Impactos e Responsabilidade Social e Ambiental, como ela trabalha com o sistema de Gestão de Pessoas, como a usina agiu diante dos problemas encontrados durante todo seu processo de construção, usando como ferramental fundamental para absolver estes conflitos o Direito Empresarial e do Trabalho.

Através destas ferramentas citadas poderemos ver se a usina é ética, se divulga informações ao público, se realmente é uma empresa confiável, focada, dinâmica entre vários outros atributos que uma grande usina deve ter.

Todos nós sabemos que no cenário mundial a demanda de energia é algo sempre muito crescente, por estes motivos em todo lugar os governantes estão em busca de melhorar este problema, e veremos que a Usina Foz do Riacho Doce é um grande exemplo disso, e iremos descobrir se a Foz do Riacho Doce cumpriu com os requisitos necessários para poder funcionar da melhor forma possível, sem ocasionar um efeito colateral.

2 DESENVOLVIMENTO

A energia é algo muito crescente em todo mundo, sendo que 99% do trabalho industrializado dependem desta energia, sendo que o restante 1% e força muscular, por este motivo e sempre necessário um abastecimento adequado de toda essa energia para um melhor desenvolvimento, até mesmo porque isto ira refletir diretamente em vários setores como: economia, trabalho, relações internacionais e de ambiente.

Em todo mundo os governos têm em suas politicas energéticas o uso combustíveis fosseis, carvão, petróleo, gás natural, sendo que estes apresentam um alto custo socioambiental. Durante o século XX a energia fósseis foi a grande dominadora neste setor, e no inicio do século XXI, cerca de 80% de toda energia produzida do planeta.

Há energia nuclear e a energia hidroelétrica representa um numero bem baixo de participação, junto de outras fontes de energias renováveis como: solar, eólica, geotérmica e outras pequenas centrais hidrelétricas, que são mais atraentes no ponto de vista ambiental, mais apresentam apenas 1,5% da produção mundial.

A foz do Riacho Doce é atualmente a empresa detentora da concessão da Usina Hidrelétrica Foz do riacho Doce, ela também tem todo o poder de administrar e operar esta usina. Esta grande empresa procura operar sua usina com total segurança, procurando sempre manter o conceito de sustentabilidade ambiental, através de vários conceitos e valores, tais como:

• Ser sempre uma empresa ética, responsável e transparente durante todo seu planejamento e execução;

• Ágil, clara e precisa em suas divulgações de informações ao publico, tanto internos como externos;

• Se tornar confiável perante todos a sua volta mantendo um ótimo relacionamento;

• Ser eficiente, focada e organizada, em busca de seus objetivos e resultados;

• Procurar sempre se envolver, motivar e ser solidaria ao público interno e toda a comunidade, sobre suas ações socioambientais.

Após diversos estudos desde a década de 60 em 1984 deu se o inicia da Hidrelétrica, já em 2001, a Foz do Riacho Doce vence o leilão que lê dá os direitos sobre toda a usina, sendo este leilão organizado pela ANEEL, no ano seguinte o IBAMA expede a Licença Prévia, com uma validade de dois anos, não se esquecendo de dizer que esta licença só pode ser expedida depois de um grande e intenso Estudo de Impactos Ambiental (EIA/RIMA).

Em 2004 o IBAMA após a aprovação do Projeto Básico Ambiental (PBA), emite a Licença Ambiental para instalação, também com uma validade de dois anos, e em 2006 a Foz do Riacho doce consegue renovar sua licença de instalação por mais 4 anos.

A partir de 2010 três das quatros unidades entram em operação, e a quarta unidade entra em operação no ano seguinte.

Hoje a usina opera com quatro unidades geradoras, tendo uma potencia de 855 megawatts, energia suficiente para abastecer cinco milhões de casas. A barragem tem 598 metros de extensão e 48 de altura, a Foz do Riacho Doce foi a primeira usina a utilizar a técnica do núcleo asfáltico, antes usados em sua grande maioria nos Estados Unidos e na Europa.

2.1 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL – Á HORA DE CUMPRIR O PROMETIDO

A empresa detentora dos direitos da usina, informou que cerca de 2,4 mil famílias seriam atingidas pelo empreendimento, mais segundo informações do (MAB), Movimento dos Atingidos por Barragens, este numero foi de 3 mil famílias de 13 municípios.

Nesta mesma região foi encontrado um ouro grande problema econômico, por causa da diminuição das aguas, sendo que em alguns lugares não é mais possível nem mesmo navegar, sem falar que antes da construção da hidrelétrica os pescadores tinham uma renda de cerca de três salários e hoje esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com