TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sociedade pós-moderna (ou pós-industrial)

Por:   •  28/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

A sociedade pós-moderna (ou pós-industrial)

Possui presença maciça de informações ou intervenção constante dos meios de comunicação de massa na vida pessoal ou social. Citamos como exemplo a apresentação de fatos históricos da sociedade como guerras, revoltas, rebeliões, crises internacionais sejam elas monetárias politicas, religiosas ou sociais, é perceptível que indiferente a noticia sempre vem um comercial após a apresentação dos fatos, um breve intervalo na programação para exibição de conteúdo publicitário ligado a promoção de um produto ou marca.

O inicio da era pós-modernista deve-se ao fato da exaustão da proposta do modernismo que ocorreu com maior força em 1950, quando a gama de ideias modernistas já haviam sido assimiladas. As mudanças que ocorreram na sociedade em relação às artes, comunicação e tecnologia foram os principais fatores que determinaram o fim de uma era e o inicio de outra. A caracterização da pós-modernidade deve-se principalmente a fatores como:

1 – Alta Tecnologia: satélites, antena parabólica, videocassete,, fibra ótica, telefone e celular, computadores e etc. esses aparelhos servem para divulgar armazenar, copiar, captar e produzir um elevado numero de informações auxiliando na criação de novos códigos e a possibilidade de interferência no conteúdo da mensagem.

2 – velocidade: não apenas a quantidade como também a rapidez com que essa informação é transmitida, o obsoleto torna-se frequente. Dessa forma existe uma continua modificação de ideias e comportamentos. A cultura pop é um exemplo vivo, pois passa por mudanças rapidamente, em seus videoclipes apresenta varias sequencias de imagem em ritmo acelerado em muitos casos fora do compasso oferecido pela musica.

3 – consumismo e hedonismo: em meio á massificação imposta sobre a sociedade o individuo sente-se pressionado a diferenciar-se dos demais e vê no consumo a arma necessária para ganhar a guerra. Porem esse fator se manifesta um “sistema de defesa” como em um ambiente hostil, visto que na sociedade atual o que o futuro é incerto, logo o consumo estaria ligado a uma estrutura de fetiches presente no fundo de todo desejo e que se realiza pela manipulação de signos.

4 – Niilismo – com o drástico aumento na inserção e disseminação  de informações de informações não existe uma abordagem relevante sobre algo, as ideologias tornaram-se obsoletas e perderam o sentido, os discursos repetem o que já foi dito e ouvido. A redundância toma conta das manifestações culturais. Encontram-se presentes expectativas cínicas e pessimistas como se nada de novo pudesse ser criado.

5 – Pastiche – essa falta de originalidade gera a inserção de velhos temas,  maquiar velhos produtos, para que aos olhos dos esquecidos o velho torne-se novo. vemos muito disso na televisão e cinema, os remakes de filmes, series da televisão para o cinema e até mesmo livros que viram filmes e etc. é notável uma forte presença de nostalgia (olhar saudosista que revela um passado ideal em vista de um presente ruim) que remete o individuo a um olhar mais carinho em relação a algo semelhante já vivido por ele.

6 – Simulacro – É o ato da utilização dos signos para alterar o realidade em que o receptor se encontra, este faz uso dos meios de comunicação para abster-se do mundo real, seja em jogos ou filmes de fantasia, ou revendo aquele episodio da serie tanto que acaba por imaginar como sendo ele o protagonista da cena. Esse efeito causa satisfação em geral ligada a insatisfação vivida em meio a um mundo que oferece mudanças tão bruscamente, não é possível calcular quais pessoas estão dispostas ou não em adaptar-se a essas mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com