TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA EM VENDAS: ANÁLISE DO VÍDEO DILEMA ÉTICO DE MARKETING E VENDAS

Por:   •  19/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

ÁREA DE CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RAMON WINGERT

ÉTICA EM VENDAS: ANÁLISE DO VÍDEO DILEMA ÉTICO DE MARKETING E VENDAS

CANELA 2020

RAMON WINGERT

ÉTICA EM VENDAS: ANÁLISE DO VÍDEO DILEMA ÉTICO DE MARKETING E VENDAS

Trabalho acadêmico efetuado para analisar o vídeo Dilema Ético de Marketing e Vendas, com avaliação parcial para o semestre na Universidade de Caxias do Sul, Polo Canela, em Administração de Vendas.

Orientador: Prof. Silvio Aurélio Jaeger

CANELA 2020

        SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4

  1. ANÁLISE DO VÍDEO        5
  1. RELAÇÃO DO VÍDEO COM AS EMPRESAS................................................6
  1. CONCLUSÃO.................................................................................................. 7
  1. INTRODUÇÃO

        A ética é um assunto que está presente em nosso cotidiano, principalmente para nós brasileiros, constantemente somos bombardeados com notícias sobre corrupção, mostrando como são obscuras as ações de nossos governantes, muitas dessas ações demonstram de forma clara a falta de ética em nosso país.

        A convivência em sociedade exige que as pessoas se relacionem diariamente, e muitos desses relacionamentos estão diretamente ligados à ética, um exemplo é a relação entre os vendedores e os consumidores, em uma venda o consumidor sempre espera que o vendedor seja ético e realize um bom trabalho, mas não é sempre que isso acontece.

        Esse trabalho acadêmico foi realizado com o intuito de reunir informações, a partir da análise do vídeo “DILEMA ÉTICO DE MARKETING E VENDAS”, buscando ligações entre ética em vendas e as ações praticadas pelas empresas e seus colaboradores atualmente.

  1. ANÁLISE DO VÍDEO: DILEMA ÉTICO DE MARKETING E VENDAS

Diante dessa breve história alguns pontos me chamaram muito a atenção, tais como:

  • A mudança na atitude e valores das pessoas a partir das dificuldades.

A partir da dificuldade de vender determinado produto, o vendedor mudou drasticamente seu modo de vender para obter um melhor resultado, mudando sua atitude e valores de forma negativa, realizando uma venda sem o mínimo de ética desejável em um vendedor.

  • A pressão exercida pelo dono da empresa sobre o vendedor.

O vendedor saindo da empresa pela manhã já sabia que ao final do dia seria cobrado pelo seu chefe sobre o seu desempenho de vendas. Tal atitude pode influenciar nas ações dos vendedores, dependendo da forma que é feita pode influenciar de forma negativa ou positiva. 

  • O fato de que possivelmente esse mau vendedor irá treinar novos vendedores.

Um fato que acontece muito nas empresas, colocar pessoas despreparadas e desqualificadas para treinar novos funcionários, que acabam adquirindo os maus hábitos e práticas de seus treinadores.

  • “A OCASIÃO FAZ O LADRÃO”

Ditado muito comum usado por um dos palestrantes do vídeo, que demonstra que uma pessoa não deixa de ter ética a partir de uma situação propícia, essa pessoa escolheu não ter ética. Demonstrando que ética é uma escolha.

  1. RELAÇÃO DO VÍDEO COM AS EMPRESAS

Há uma série de situações que demonstram que a ética e o setor de vendas estão ligados. O vendedor possui um grande poder durante uma venda, pois é ele quem explica sobre o produto, mostra suas qualidades e defeitos, as formas de pagamento e também usa uma série de artifícios no intuito de fechar a venda. Acredito que tudo isso seja válido, desde que essas informações sejam claras e verdadeiras. Porém não é sempre que isso acontece, muitos vendedores omitem algumas informações ou trabalham com inverdades no intuito de vender mais e com maior facilidade. E quem acaba sendo prejudicado são os consumidores, que tem o poder de comprar ou não determinado produto a partir das informações repassadas pelo vendedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com