TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Vendas - Visão geral da comunicação integrada de marketing

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Visão geral da comunicação integrada de marketing

A comunicação de marketing é um aspecto essencial da missão de uma organização e um dos principais determinantes do sucesso da mesma.

No mundo moderno de hoje, tanto as empresas comerciais, quanto as entidades sem fins lucrativos, usam várias formas de comunicação de marketing para promover suas ofertas e atingir objetivos financeiros ou não-financeiros. Essas formas de comunicações de marketing abrangem propaganda, vendedores, promotoras, placas de lojas, displays em pontos de venda, pacotes de produto, mala-direta, amostras grátis, cupons, informes publicitários, e-mail marketing, jingles, entre vários outros instrumentos de comunicação.

As atividades citadas formam um dos componentes dos mix de marketing, o chamado promoção. Alguns profissionais de marketing, em vez de promoção preferem o termo de “comunicação de marketing”, pois descreve melhor a comunicação com os clientes já existentes e potenciais.

Elementos da comunicação de marketing

Venda pessoal – é a forma de comunicação pessoa a pessoa. É quando um vendedor informa, instrui e convence potenciais clientes a comprar os produtos ou serviços de uma determinada empresa.

Propaganda – envolve a comunicação de massa através de jornais, televisão, rádio, revistas e outros veículos (quadros de avisos, internet, etc), ou comunicação direta, que é dirigida a cada cliente B2B ou B2C. A propaganda é projetada para gerar consciência de marca e influenciar atitudes do cliente.

Promoção de vendas – todas as atividades de marketing que tentam estimular uma ação rápida do comprador ou venda imediata de um produto. Existe dois tipos de promoções: a promoção de vendas orientada para o comércio (utiliza vários tipos de concessões para estimular resposta de atacadistas e varejistas) e a promoção de vendas orientada para o consumidor (envolve cupons, prêmios, mostras grátis, concursos, descontos, etc).

Patrocínio de marketing – é a prática de promover os interesses de uma empresa e suas marcas ao associar a companhia ou uma de suas marcas a um evento específico.

Publicidade – é a forma de novos itens e ou comentários editoriais sobre os produtos e serviços de uma empresa. Esse espaço é gratuito, pois os representantes dos veículos consideram esses comentários interessantes para seu público.

Comunicação no ponto de venda – englobam pôsteres, displays, placas e outros materiais que são projetados para influenciar as decisões de compra no ponto de vendas.

Marcas, valor da marca e melhoria do valor da marca

Os comunicadores de marketing desenvolvem e transmitem mensagens referentes a diferentes tipos de objetos: produtos, serviços, lojas, eventos e até pessoas. Embora esses termos englobem tipos diferentes de objetos de marketing, existe um termo suficiente para resumir os significados que descrevem todas as formas de objetos de marketing. Esse termo se chama “marca”.

Marca – é um nome, termo, sinal, símbolo ou design, ou a combinação de tudo isso, com a intenção de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e para diferenciá-los do concorrente.

Valor da marca –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com