TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Comercial

Por:   •  8/2/2017  •  Resenha  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Fernando Deonisio de Val Pysklyvicz

Turma: GC13          Módulo: Ética Comercial

Inside Job

        

        O filme tem tudo haver com Ética Comercial, como as pessoas são capazes de escolher o caminho errado por dinheiro e poder.

        Falando um pouco do filme é um documentário sobre a crise nos Estados Unidos que aconteceu em 2008 e foi conhecida como a bolha imobiliária, relata como Wall Street conseguiu afundar uma potência mundial e junto com isso atingir várias outras potências.

        Tudo começou com empréstimos de alto risco liberados pelas empresas americanas para compra de imóveis com juros muito altos e hipotecas impossíveis de serem quitadas, estes empréstimos eram transformados em produtos financeiros e revendidos para outras empresas financeiras de outros países como se fossem de clientes com alto padrão de vida, os chamados AAA, estes investimentos eram vendidos com a proposta de ser tão seguro quanto os títulos do Tesouro Norte Americano.

        Para tornar toda história ainda mais interessante uma empresa chamada AIG desenvolveu um seguro contra o risco do não pagamento da dívida sobre os empréstimos, vulgo “seguro contra calote”, ou seja, se os clientes não pagassem o empréstimo a seguradora indenizaria a empresa que liberou o empréstimo, a princípio a ideia é muito boa, mas as empresas que comercializavam os empréstimos de alto risco compraram o seguro da AIG, pois sabiam que a grande maioria dos empréstimo eram liberados para pessoas que não tinham condição nenhuma de arcar com aquela dívida, que neste caso qualquer cliente que deixasse de pagar a seguradora seria obrigada a fazer o pagamento do prêmio referente a dívida.

        As instituições que comercializavam estes empréstimos omitiam os riscos e vendiam os direitos a grandes bancos de investimento em Wall Sreet, os mesmo criavam uma nova embalagem para este produto e revendiam para bancos ao redor do mundo.

        Voltando a falar da seguradora AIG, muitos bancos que estavam envolvidos na comercialização dos empréstimos de alto risco começaram a comprar o seguro em massa, claro que sabiam que o risco de calote por parte dos clientes devido a forma que eram liberados era muito alta, então caso o pagamento não acontecesse bastava acionar a seguradora, o que deixou a seguradora em uma situação bem complicada.

        Para complicar um pouco, a liberação sem analise financeira detalhada fez o valor dos imóveis americanos aumentarem, obrigando muitas famílias refinanciar suas casas para pagar o valor excedente para consumir, sem se importar com as condições complicadas para honrar a dívida de médio e longo prazo.    

        Em resumo era uma espécie de pirâmide financeira, que a entrada de novos clientes financiava os clientes mais antigos, ou seja, os rendimentos eram pagos com os capitais dos novos clientes.        

Em paralelo, os executivos destes bancos infiltravam-se no governo americano e nos órgãos de regulamentação para tentar impedir as ações regulatórias e tentar garantir uma sobrevida desta operação.

Devido o risco dos calotes, houve um crescimento das taxas de juros cobradas, o que para os executivos era bom, pois quanto maior eram as taxas maior seriam os bônus para os executivos financeiros.

Em um certo momento estes empréstimos começaram a ficar impagáveis e a gerar um calote em massa. Os bancos de investimento norte americano ficaram em dificuldades, chegando até a falência do banco Lehman Brothers que desencadeou um processo de pânico no mercado global, principalmente porque a saída que era a segurado AIG também entrou em falência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com