TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Contábil História

Por:   •  10/10/2023  •  Resenha  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 2]

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS - FACISA

Douglas Fischer Mocellin

ÉTICA CONTÁBIL

Profª Ana Flávia Soares

Sinop/MT

2023

O artigo começa trazendo uma breve reflexão sobre a definição de ética, e o seu campo de atuação estando presente em todas as etnias, são as regras, os costumes, os princípios de pensar e expressar como uma teoria sobre a pratica moral, analisando e criticando os princípios de determinado sistema moral. Os problemas éticos são caracterizados pela generalidade a definição do conceito de bem, entrando na área da ética teórica onde há a busca da definição do que é o bem, buscando uma definição universal e sua aplicação no cotidiano, já os práticos-morais envolvem medidas de acontecimentos característicos em base de normas pessoais.

Menciona que na antiguidade grega, Aristóteles investigava a teórica para definir o conceito de bem, ele buscava determinar o que cada indivíduo deveria fazer em ações especificas para que suas ações fossem consideradas boas ou más, uma investigação teórica sobre o conceito e suas implicações práticas uma vez definidas. Seu interesse estava, mas em entender o significado do bem do que em ditar regras especificas do comportamento moral.

A ética estuda também a responsabilidade dos atos morais, examinando a capacidade dos indivíduos de agir de acordo com sua decisão, relacionado a questão da liberdade em comparação ao determinismo, visto que, se todos os atos forem plenamente determinados, a ética perde espaço. A ética também pode justificar comportamentos morais, as necessidades e interesses sociais, normas estabelecidas na sociedade e que podem encobrir interesses que não são moralmente justificáveis. No último parágrafo da definição de ética, cita que a ética não se limita somente a filosofia, e que atualmente a ética envolve outros campos como sociologia, psicologia, biologia e outros campos mais, em que acabam por contribuir para seu estudo e compreensão.

O artigo também mostras os vários tipos de ética: familiar, social, profissional. A ética familiar aborda os sentimentos de afeto por alguém criando obrigações morais, a união da família não só se resume em sustentação econômica, mas também envolve os membros com o compromisso da criação dos membros, envolvendo educação e ensinamento dos valores éticos e morais, o artigo destaca que, embora todos nasçam iguais, a formação do caráter, da personalidade e virtude está interlaçados a família e as pessoas que relacionamos durante a vida.

Na ética social, ressalta que abrange diversos fatores relacionados ao comportamento humano, no geral, não se limitando apenas ao indivíduo, mas também envolvendo outros integrantes como a família e o Estado onde os valores são construídos em conjunto com vários setores da sociedade como escolas, hospitais, empresas, universidades entre outros, formando a responsabilidades éticas sociais.

Outro ponto que o artigo aborda e muito discutido atualmente é a ética profissional, onde destaca que cada profissão possui seus próprios códigos de ética que devem ser seguidos pelos profissionais que surgem quando alguém escolhe uma determinada área para atuação, geralmente os códigos são juramentados que acabam simbolizando o comprometimento do profissional. Esse aspecto moral é uma parte essencial da ética profissional. O artigo enfatiza a ética profissional da área da tecnologia da informação, em que na atualidade enfrenta diversos desafios éticos como por exemplo a violações de privacidades, exposição de dados, crimes cibernéticos etc. Havendo a necessidade de um código de ética para orientar a conduta do profissional, explicando que um código de ética consiste em um conjunto de normas que se aplica a profissão, servindo como base para julgar casos em que há divergências de opiniões devido a sua interpretação dos conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com