TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética de Parmeniades

Por:   •  13/8/2019  •  Dissertação  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Curso de Administração Pública

Disciplina: Filosofia e Ética

Nome do Aluno: Cassiane De Souza Santos

Polo: Três Rios

Matricula: 19213110259

1 - Quais os objetivos da metafísica, segundo Aristóteles?

Platão defendia que o mundo era dividido em duas esferas, o mundo sensível que é o que vivemos e o mundo inteligível, que seria o mundo superior e que somente nele poderíamos encontrar a essência dos seres e da criação do mundo.

Já Aristóteles, diferente de Platão dizia que a essência das coisas está nela mesma, que o mundo sensível também é passível de essência, para ele o mundo inteligível era apenas uma ideia e não uma realidade de sua criação.

Para Aristóteles o mundo sensível e o inteligível seriam um só, e todo esse mundo seria parte de um primeiro motor móvel, que seria a causa de toda a existência.

Sendo assim, o objetivo da metafísica de Aristóteles é demonstrar o ser real e verdadeiro, mostrando a essência de todas as coisas pertencentes ao mundo sensível e nos fazendo ver que todos têm essência.

2 - Quais as diferenças entre primeiros princípios e causas primeiras?

Primeiro Princípio é o ato puro, sem a causa de sua criação.

Um exemplo seria a causa da criação do mundo e a causa final de toda a existência.

É a junção de todas as causas ou do “telos” o propósito da criação de todas as coisas, o “porque” de todas as coisas existirem.

Já a Causa Primeira são as causas que explicam a sua essência, a essência dos objetos, sua matéria, sua forma, seu potencial, sua finalidade, todas essas categorias são as definições da essência de um ser, elas expressam suas características. De um ser humano, por exemplo, seriam definições como alto e baixo, gordo e magro, ruivo e loiro, entre outros.

Todas essas causas dão a unicidade de um ser, sem tirar a sua semelhança com o todo. Fazem com que suas características a tornem um ser único sem tirar a semelhança com o primeiro princípio.

3 - Distinga entre matéria e forma, potência e ato, essência e acidente?

Matéria – é o elemento principal de criação de uma coisa, sua principal característica. Se um objeto é de madeira ou de plástico seria um exemplo.

Forma – é o que individualiza um ser, todo ser possui uma forma própria, se a pessoa é alta ou baixa, gorda ou magra tem-se a sua forma.

Potência – é a essência do ser, é a capacidade que o ser tem de se formar em algo novo. Mesmo evoluindo ela não perde seu potencial para ser algo novo.

Ato – é o ato de mutação da potencia, o momento atual de uma matéria.

Ato seria categorizado como idêntico a forma. Uma representação de ato seria uma cadeira que teve sua origem na matéria de uma madeira e por meio de uma potencia produção, adquiriu o ato ou forma de cadeira.

Essência – é o inicio de todo ser, é a matéria inicial de tudo. Uma madeira não deixa de ser madeira só porque foi transformada em uma cadeira.

Acidente – são as características que dão a unicidade de cada ser, as impressões digitais como exemplo, características que torna cada ser único.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com