TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Competência Como Fundamento Para os Negócios

Por:   •  8/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

Este estudo mostra que uma das principais razões pelas quais as empresas aplicam códigos de ética e responsabilidade social são as necessidades atuais daqueles que estão interessados na organização (stakeholders), uma vez que a posição da empresa é contrária ao código de ética. Doutrina e responsabilidade social encurtam sua existência.

Embora as preocupações com a doutrina ética e a responsabilidade social existam desde os primórdios do capitalismo, tais preocupações estão agora na agenda, pois a ética do mundo dos negócios influencia muito a tomada de decisões. Esta pesquisa mostra que toda decisão de apoiar a mesma reflete a boa imagem e reputação de todos os interessados na organização, e que a prática desse código de responsabilidade social e ética vai além da preocupação única e exclusiva de maximização do lucro e prioriza desenvolver políticas internas e externas de responsabilidade social para a sociedade e o meio ambiente em que a empresa atua.

1.2 Hipóteses

A corrida para uma empresa mais ética e com condutas morais que valorizam os seus funcionarios está diretamente ligado ao retorno de capital que elas geram a empresa em retorno, e não realmente preocupadas com a vida e o cotidiano mais saudável de seus empregados

1.3 Objetivo Geral

Pesquisas de referência mostram que cada vez mais as empresas estão percebendo que assumir uma postura ética e socialmente responsável é uma questão de sobrevivência, dependendo de sua tradição de manter uma imagem e reputação positivas entre todos os envolvidos.

1.4 Objetivo Específico

Este estudo mostra que uma das principais razões pelas quais as empresas aplicam códigos de ética e responsabilidade social são as necessidades atuais daqueles que estão interessados na organização (stakeholders), uma vez que a posição da empresa é contrária ao código de ética. Doutrina e responsabilidade social encurtam sua existência.

1.5 Justificativa

Este estudo tem como interesse informar e trazer à tona o impacto positivo que a boa prática da doutrina ética e responsabilidade social por parte das empresas traz para a sociedade, os colaboradores e todos os envolvidos, bem como a preocupação com o meio ambiente e o olhar positivo para a aceitação da diversidade nas empresas, que é um assunto muito discutido atualmente e o que voga é a diferenciação individual das aptidões físicas e cognitivas para desempenhar determinada função e não a diferenciação por raça, cor e sexo.

É um estudo que possui relevância social, considerando o quanto as discussões éticas ganharam espaço e relevância científica na sociedade brasileira nos últimos anos, tendo em vista a possibilidade de ampliar os estudos nessa área.

1.6 Método

Para compor este estudo foram utilizadas dissertações e teses de autores que abordam o tema da doutrina ética e responsabilidade social nas empresas, bem como a relação entre empresa e sociedade, comportamento, tomada de decisão e gestão empresarial.

1.7 Quadro Teórico

Aplica-se o conceito de ética de qualidade (no fazer e no agir) em qualquer âmbito da vida e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com