TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética na administração pública: desafios e possibilidades

Por:   •  6/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 5

ACADÊMICA: JOSSIMARA APARECIDA DUARTE

  1. Revista selecionada para análise:

RES: Revista de Administração Pública.

  1.  Título do artigo selecionado para análise:
    RES: Ética na administração pública: desafios e possibilidades
  2. Quem são os autores do artigo? Fale o nome, a instituição, observem se os autores temo currículo lattes disponível e procurem alguma informação profissional e de produção científica (forma resumida).
    RES: Nanci Fonseca Gomes Doutora em Psicologia pela USP. Tese sobre o comportamento ético e a moralidade no contexto do trabalho na administração pública. Três livros publicados: 2011 na Alemanha pela Lambert Academic Publishing intitulado: The ethical behavior in public administration; 2017 pelas Novas Edições Acadêmicas, intitulados Ações educacionais e conscientização no Trabalho e Ética na Administração Pública. Professora Universitária. Ampla experiência Profissional em consultoria, assessoria, ações educacionais e sensibilizações no contexto de organizações e instituições para o fortalecimento da conduta ética e do desenvolvimento humano no trabalho. Atuação junto a funcionários, professores e gestores em organizações privadas e públicas. Produção de artigos e reflexões sobre ética, moralidade, saúde mental no trabalho, o contexto do serviço público, do contexto do trabalho humano nas organizações. Membro do Grupo de pesquisa da USF Itatiba linha de pesquisa: Teoria Critica Formação e Educação. Atuação com formação Profissional; Desenvolvimento gerencial e Desenvolvimento de projetos pelo SEBRAE/SP; pela FUNDAP (Fundação do Desenvolvimento Administrativo) e ESAF (Escola de Administração Fazendária - Federal). Docente da FGV CADEMP. Atuação em programas de profissionalização em Empresas Familiares. Foi Docente na Universidade Metodista de São Paulo por 11 anos. Disciplinas: Psicologia Social, Psicologia Institucional, Psicologia Organizacional e do trabalho, Psicologia aplicada à Administração. Orientou diversos trabalhos de pesquisa em Iniciação Científica e diversos Trabalhos de Conclusão de Curso em temas relacionados ao interesse da Psicologia do Trabalho.
  3. O artigo deixa claro a problemática de pesquisa? O problema de pesquisa é apresentado em forma de pergunta e objetivos? Ou apenas de objetivos? Explique e retire do texto sua argumentação.

RES: Compreendo que a autora deixa explicita em seu artigo, que a problemática está relacionada à moralidade, com o objetivo de apontar aspectos a serem fortalecidos no indivíduo, destacando a reflexão de modo especial de se relacionar com o trabalho que o indivíduo realiza, de forma a interceder na postura ética no trabalho. Dentro do contexto a autora destacou a formação da moralidade e da ética na sociedade, o indivíduo e o trabalho na atualidade, o que procurar nas pessoas para buscar a ética, a racionalidade da máquina pública, a moralidade das pessoas e implicação na ética, análise dos dados obtidos, racionalidade e funcionamento da administração pública, a moralidade do indivíduo no trabalho, desafios e possibilidades diante da racionalidade da administração pública, além dos desafios e possibilidades quanto á moralidade do indivíduo no trabalho. Buscou-se discutir sobre a consciência nos indivíduos que trabalham na administração pública e de verificar como ela se expressa no comportamento ético nesse contexto.

  1. Quais procedimentos metodológicos o autor ou autores utilizaram para realizar o estudo? Identifique o método, o universo, sujeito e técnicas de coleta de dados (resumido).

RES: A coleta de dados foi realizada através de questionário com questões, visou valorizar os dados qualitativos e a análise de conteúdo, apreciando atitudes e posturas dos sujeitos participantes do estudo; portanto, questões abertas foram respondidas pessoalmente à entrevistadora. As questões foram agrupadas em cada tópico, garantindo que cada componente a ser investigado fosse abrangido por elas. Para análise buscou-se realizar a reflexão por aspecto, identificando os objetivos relacionados aos tópicos destacados, retirando elementos das respostas dos sujeitos que contribuíam para a discussão quanto à moralidade nas condutas na administração pública.

  1. Quais os principais autores utilizados para embasar teoricamente o artigo?

O estudo teve como fundamentação a teoria crítica, especialmente os autores Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamim, Herbert Marcuse, e, também, se fundamentou nas reflexões de amplitudes social e cultural realizadas por Sigmund Freud. Foram confirmados pelo estudo realizado na pesquisa que tanto o modo de funcionar da administração quanto à formação do indivíduo implicam, de forma contundente, a ética presente no trabalho no serviço público.

  1. Discorra os principais resultados do estudo analisado.

Através do estudo realizado na pesquisa tanto o modo de funcionar da administração quanto à formação do indivíduo implicam, de forma contundente, a ética presente no trabalho no serviço público. A análise dos dois aspectos que estruturaram a pesquisa — racionalidade da administração pública e moralidade do indivíduo — confirmou a hipótese de que ambos implicam a moralidade no trabalho dentro da administração pública.

  1. Descreva embasado teoricamente a metodologia de pesquisa que pretende utilizar ou que já utilizou no processo de estágio, deixando claro o conceito e o que pretende realizar na prática para o conceito. Leve em consideração o método adotado, o universo, os sujeitos e as técnicas de coleta de dados.

O presente trabalho será elaborado através da pesquisa de campo com uma abordagem exploratória e qualitativa que, segundo Minayo (2003, p.16-18) Apud Serra (2011, p.10) “[...] é o caminho do pensamento a ser seguido. Ocupa um lugar central na teoria e trata-se basicamente do conjunto de técnicas a ser adotada para construir uma realidade. Consiste na observação direta, análise de documentos que contribuirão para o processo de desenvolvimento do relatório. A pesquisa será realizada em uma instituição de Educação Estadual no Município de Colider/MT, no qual serão analisadas as rotinas desempenhadas no setor administrativo voltado a gestão a Escolar visando contribuir para a formação crítica e consciente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (227.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com