TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética nas Negociações

Por:   •  13/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES

RESUMO

A ética é sempre lembrada quando falamos em negociação. Existem aspectos básicos, como questões morais e padrões de comportamento etc. A negociação é um processo competitivo, e por isso a ética é uma questão muito importante, pois partes estão em competição para conseguirem o melhor acordo possível para seu ponto de vista. Dessa forma ocorre a discussão, quanto até que ponto está se agindo de maneira ética ou não. Isso depende muito dos valores e ambiente das pessoas envolvidas.

Palavras-chaves: Ética – Negociação – Moral 

INTRODUÇÃO

Considerada um ponto essencial no sucesso de um indivíduo ou de uma organização, a Ética constitui-se o alicerce do nosso caráter e da organização que representamos, ela pode afetar o conceito das empresas, o respeito do seu público e a confiança nos seus produtos e decisões. De acordo com a abordagem utilizada, pode contribuir em longo prazo para retornos ou perdas financeiras para a empresa.

Ao nos referimos à organizações, no tocante à ética, é importante notar que esse assunto visa avaliar o quanto um determinado comportamento aproxima-se ou afasta-se de um comportamento tido como ideal.

Quando tratamos de negociação, torna-se importante a abordagem do aspecto da ética nas negociações. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Podemos afirmar que a Ética tem em si uma estrutura capaz de analisar diferentes opções para se ter referência sobre o que é ou não correto em determinado momento.

A negociação é a forma de se conseguir o desejável através de um acordo, ou seja, é uma troca onde às partes determinam o mínimo e o máximo aceitáveis, desde que se considere a importância de se:

conduzi-la de maneira ética, isto é, de forma honesta, sem, contudo considerar se devemos ou não esconder informações, ou falar meias verdades e fazer uso de táticas ambíguas. (ANDRADE, et al. 2007:40).

Em um processo de negociação, é necessário estabelecer um relacionamento duradouro entre os agentes envolvidos, por meio da credibilidade, confiança e honestidade nos negócios. Nota-se que os padrões éticos podem divergir de acordo com os povos e pessoas, porém existem aspectos básicos, como questões morais e padrões de comportamento.

A negociação é um processo competitivo, e por isso a ética é uma questão muito importante, pois partes estão em competição para conseguirem o melhor acordo possível.

Entretanto, existe a discussão quando até que ponto está se agindo de maneira ética ou não. Muitas pessoas mentem em negociações, mas este é um processo em que não se espera total honestidade dos oponentes. Se for completamente honesto, perde-se a posição negociando, e se for completamente desonesto, não há nenhuma base para uma negociação eficaz. Assim, deve-se encontrar um equilíbrio apropriado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com