TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética nas Organizações

Por:   •  29/11/2019  •  Seminário  •  2.817 Palavras (12 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

BRUNO RAFAEL LEAL MACHADO GUILHERME ALEXANDRINO PROENÇA GUILHERME MARTINAZZO DOS SANTOS LUIS GUSTAVO SAIBRO DA SILVA

SEMINÁRIO

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

FLORIANÓPOLIS 2018


BRUNO RAFAEL LEAL MACHADO GUILHERME ALEXANDRINO PROENÇA GUILHERME MARTINAZZO DOS SANTOS LUIS GUSTAVO SAIBRO DA SILVA

SEMINÁRIO

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Seminário apresentado a Professora Renata de Martins Faria Vieira Heis, da disciplina Introdução a Administração, da turma 02238A, turno noturno do curso de Sistemas de Informação.

FLORIANÓPOLIS 2018


SUMÁRIO

1        Introdução…………...……………………………………………………………………        4

2        Ética: Conceitos....….……………………………………………………………………..…...5

3        Ética nas Organizações......…...…………………………………….……………………        7

  1. Conceito de Ética Organizacional…………………………………………………………        7
  2. Qual é a importância e vantagens da Ética nas Organizações……………………………        8
  3. Princípios Éticos nas Organizações………………………………………………………        9
  4. Prática e Aplicação da Ética nas Organizações……………………………………………….10 4        Conclusão…………...……………………………………………………………………        12

5        Referências…...………………………………………………………………………….…….13


  1. INTRODUÇÃO

Ética organizacional nada mais é do que os conceitos da ética aplicados às corporações. O seu objetivo é estabelecer como deve ser a interação entre os colaboradores e gestores entre si e entre outras organizações.

Com a evolução da globalização e a interação entre as empresas e seus consumidores, bem como a visão dos consumidores em relação às empresas, estas começaram a se preocupar como seus consumidores às viam. O velho conceito de “lucro acima de tudo” mudou para o conceito “boas práticas de negócio”, onde as corporações passaram a pensar em sua relação com os consumidores, tentando passar uma boa imagem e uma maior aproximação com os mesmos.

A ética empresarial ou corporativa, como assim também é chamada, tem como objetivo determinar ações éticas e responsáveis na tomada de decisões estratégicas e nas decisões diárias. As empresas estão preocupadas em se mostrarem éticas também, com o “Marketing da ética”, pois demostram para seus consumidores que estão empenhadas em deixar a sociedade mais justa e fazer sua parte para melhorá-la.


  1. ÉTICA: CONCEITOS

O que é ética e onde ela está presente? Encontramos a no dia-a-dia pois está essencialmente relacionada à compreensão dos atos, da adoção de valores, das tomadas de decisão e da avaliação das consequências de atitudes. Ela é uma ciência que observa o comportamento nas sociedades, onde o bem-estar deve ser o principal; assim, podemos afirmar que a necessidade ética originou-se com o homem ao começar a viver em sociedade.

A ética ajuda o ser humano a exercer sua vontade frente a situações que exige uma posição. Segundo, Bianchini; Antonello (2015, p.78-96), o ambiente, a situação e a cultura são alguma das situações que fazem a ética ter diversas interpretações, vale enfatizar que ela está presente em nossas vidas o tempo todo, inclusive nas relações profissionais.

Não existe uma cartilha do que é correto, o homem tem o seu livre arbítrio para fazer suas escolhas a partir de princípios que o norteiam, o que resulta em determinadas escolhas, logo exige um pensamento a respeito dos princípios éticos que criticam ou legitimam o agir humano.

Norteiam a ética um conjunto de concepções - cujo papel é auxiliar as relações humanas, buscando o bem-estar entre elas, o bem comum, preservar a dignidade do homem, a igualdade de chances, a liberdade e o respeito aos direitos humanos. O conhecimento da ética significa “um conjunto de referências, princípios e disposições voltados para a ação, para balizar as ações humanas entre o supostamente correto e o incorreto, o supostamente bom e o mau, o supostamente justo e o injusto” (CASALI, 2008, p. 53).

Não se deve seguir a ética por ameaça, com o ser humano adotando um comportamento ético apenas porque está sendo observado por seu supervisor, ou porque precisa seguir as regras. A ética é muito extensa, e toca o sentimentos humanos de como agir em busca do entendimento das próprias atitudes do bem para si próprio e para os demais.

O conceito de ética pode ser definido como “o estudo de juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, relativamente à determinada sociedade, ou de modo absoluto” (ROSINI, 2003, p. 146). E por sua vez nas empresas, a Ética deve ter o papel de guiar o funcionário na tomada de decisões justas, buscando um olhar correto perante a sociedade.


  1. ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
  1. Conceito de Ética Organizacional

O que é?

Ética organizacional nada mais é do que a ética aplicada dentro das empresas.É um código de conduta no qual deve ser seguido pelos funcionários e pela própria instituição, é um manual de como as pessoas devem se portar dentro da empresa, visando sempre o bem estar e o equilíbrio na empresa.

A partir da onda crescente do acesso à informação e conhecimento das pessoas de atitudes das empresas, estas passaram a repensar certas atitudes. No início da industrialização as empresas não levavam em conta temas como poluição ambiental, bem estar social, ambiente de trabalho digno. Isto porque a revolução industrial proporcionou um aumento de produção jamais antes visto. Se atingiu um nível de produção muito grande,nada que o ser humano desenvolveu até então se comparava ao nível da industrialização. O progresso permitiu que se pudesse fabricar em uma escala muito maior do que se tinha antes, além de conseguir controlar a natureza de uma forma que não era possível anteriormente, o homem podia então interferir na natureza e mudá-la de acordo com suas necessidades. Não apenas na produção industrial, mas também pelo progresso tecnológico e científico nos mais diversos campos de estudos, como na física, química, medicina. Assim tiveram muitas possibilidades no desenvolvimento, e as possibilidades pareciam infinitas e sempre melhoraram a vida dos homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com