TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABC ESTAVA POLUIDO

Por:   •  5/5/2021  •  Monografia  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DA RESOLUÇÃO CFC N.º 686/90

A resolução é dividida em seis partes: Disposições Gerais, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. Ela é responsável por expressar Conceito, Conteúdo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstrações Contábeis. Entrou em vigor na data da assinatura, 14 de dezembro de 1990.

Nas Disposições Gerais é expresso que as demonstrações devem ser extraídas dos livros, registros e documentos, além de especificar sua natureza, a data e/ou o período e a Entidade a que se referem. A responsabilidade cabe ao contabilista registrado no CRC. A demonstração também deve ter um grau de revelação que facilite o entendimento de qualquer parte interessada.

O Balanço Patrimonial - que é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade - é constituído pelo ativo, pelo passivo e pelo Patrimônio Líquido. O ativo compreende as aplicações de recursos representadas por bens e direitos; O passivo compreende as origens de recursos representadas por obrigações; Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, ou seja, a diferença a maior do ativo sobre o passivo. As contas do ativo e do passivo são dispostas de forma crescente.

A Demonstração do Resultado é a demonstração contábil destinada a evidenciar a composição do resultado formado num determinado período de operações da Entidade. A Demonstração compreende as receitas e os ganhos do período, independentemente de seu recebimento; além dos custos, despesas, encargos e perdas pagos ou incorridos, correspondentes a esses ganhos e receitas.

A Demonstração dos Lucros ou prejuízos acumulados é a demonstração contábil destinada a evidenciar, num determinado período, as mutações nos resultados acumulados da Entidade. Ela vai discriminar: o saldo no início do período; os ajustes de exercícios anteriores; as reversões de reservas; a parcela correspondente à realização de reavaliação, líquida do efeito dos impostos correspondentes; o resultado líquido do período; as compensações de prejuízos; as destinações do lucro líquido do período; os lucros distribuídos; as parcelas de lucros incorporadas ao capital; o saldo no final do período.

A demonstração das mutações do patrimônio líquido é a demonstração contábil destinada a evidenciar, num determinado período, a movimentação das contas que integram o patrimônio da Entidade. Ela vai discriminar: os saldos no início do período; os ajustes de exercícios anteriores; as reversões e transferências de reservas e lucros; os aumentos de capital discriminando sua natureza; a redução de capital; as destinações do lucro líquido do período; as reavaliações de ativos e sua realização, líquida do efeito dos impostos correspondentes; o resultado líquido do período; as compensações de prejuízos; os lucros distribuídos; os saldos no final do período.

A demonstração das origens e aplicações de recursos é a demonstração contábil destinada a evidenciar, um determinado período, as modificações que originaram as variações no capital circulante líquido da Entidade. Ela vai discriminar: o valor resultante das operações da Entidade, correspondente ao resultado líquido do período, retificado por valores que não geraram movimentação de numerário ou não afetaram o capital circulante, que tanto poderá constituir-se em origens ou em aplicação de recursos; as origens dos recursos; as aplicações dos recursos; a variação do capital circulante líquido, resultante da diferença entre os totais das origens e das aplicações dos recursos; a demonstração da variação do capital circulante líquido, compreendendo os saldos iniciais e finais do ativo e do passivo circulante, e respectivas variações líquidas do período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com