TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 - FEB - 2018.2 CEDERJ

Por:   •  26/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação à Distância – AD1 Período - 2018/2º

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA

Coordenador: PROF. ALEXIS TORIBIO DANTAS

ALUNO: Athos Barbosa da Silva        MATR: 18215060751

Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões:

  1. Explique a seguinte afirmativa: “Com a descoberta de ouro, iniciou-se um novo ciclo na economia colonial, intensificando as relações entre metrópole e colônia. A mineração do ouro tornou-se o centro das atenções de Portugal, de onde partiram fluxos emigratórios importantes para a colônia. As demais atividades econômicas entraram em declínio, ocorrendo o empobrecimento e o despovoamento das regiões onde se localizavam”.;

Com o início da exploração da atividade do mineira houve uma retomada da economia colonial proporcionando a Portugal a superação da crise econômica vivida e o cumprimento do Tratado de Methuen com a Inglaterra. Esse tratado fez com que Portugal abdicasse de todo o desenvolvimento manufatureiro e implicou na transferência para a Inglaterra do impulso econômico gerado pela economia mineira do Brasil. A vigência desse tratado também trouxe benefícios para Portugal, pois conseguiu apoio militar e político da Inglaterra para manter o que restava do seu império colonial.

Como a economia mineira estava situada no interior do país, região onde hoje se encontra o estado de Minas Gerais, longe da capital, e com a necessidade de se controlar e administrar a produção e exportação do metal houve o deslocamento da capital de Salvador para o Rio de Janeiro.

Destacamos ainda que a economia mineira estimulou o surgimento de diversas cidades entre elas Vila Rica (atual Ouro Preto) e Diamantina, surgiram ainda cidades que tinham como finalidade o abastecimento da população e também davam melhores condições para o desenvolvimento das atividades comerciais internas acarretando em mudanças em toda organização social da época que passou a ter um caráter urbano. Esse desenvolvimento urbano surgido com a exploração da economia mineira trouxe uma maior articulação em torno de outras regiões econômicas, em função da necessidade de abastecimento das cidades que surgiram atraindo fornecedores do sertão nordestino e do sul do país viabilizando a expansão de atitudes até então pouco exploradas. Além disso houve um deslocamento do eixo econômico e populacional, antes constituído no Nordeste em função da economia açucareira, para o Centro-Sul.

  1. De que forma o início da utilização da mão de obra imigrante no regime de colonato contribuiu para o início da industrialização no Brasil?

Com o combate ao tráfico de negros vindos da África houve um aumento no preço da mão de obra escrava fazendo com que alguns fazendeiros paulistas adotassem mão de obra imigrante. Com isso adotaram-se dois sistemas ode parceria e o de colonato.

O colonato passou a ser adotado por volta de 1870 e teve participação direta do governo da província de São Paulo. No colonato o imigrante tem seu primeiro ano de trabalho e sua viagem custeado pelo fazendeiro e na condição de colono recebia uma parte da terra para plantar gêneros de subsistência, além disso o colono recebia um pagamento em moeda por todo ou parte de seu trabalho. O regime de colonato fez com que houvesse um aumento na produção de café, fazendo que houvesse um aumento significativo das exportações de café.

Com o amento da produção e das exportações de café houveram maiores investimentos nas ferrovias, como forma de escoar essa produção e também o aquisição de novas tecnologias agrícolas. Esse aumento da produção resultou ainda em maiores rendas aos colonos que recebiam seus pagamentos em moedas de acordo com a produção que apresentavam fazendo com que aumentasse não somente a renda deles, mas também atraindo cada vez mais colonos. Como resultado houve uma necessidade do aumento da produção e comércio de diversos outros produtos fazendo com que se aumentasse cada vez mais o mercado interno brasileiro. Esse processo abriu caminhos para a industrialização do Brasil a medida em que se fez necessário o surgimento de fábricas de fios e tecelagem, calçados e artigos de couro, alimentos, louças e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com